top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Quanto custa um ano sabático?

Atualizado: 12 de abr. de 2021

O mercado de viagens evoluiu muito rápido nos últimos anos, tanto com novos modelos de negócios como o Airbnb, como na redução dos preços das passagens aéreas. Não muito tempo atrás, fazer uma viagem internacional era um evento quase que único na vida.

Quanto custa um ano sabático? Viagens

A geração dos nossos pais, em geral, consegue contar nos dedos quantas viagens fizeram antes dos 40 anos. Em compensação na geração dos nossos filhos, já têm crianças trocando o passaporte de tantos carimbos no documento.


Mesmo sabendo que os tempos mudaram, ainda ficamos ancorados nessa percepção de que viagens são eventos raros e caros.


Quando comunicamos que iríamos ficar um ano viajando, foram normais comentários como “Caramba! Você está rico hein!”, “Eita! Tem tanto dinheiro assim?”, “Ganhou na megasena e não contou?”.


A grande verdade é que quando simulamos o custo total da viagem nos surpreendemos e foi o momento em que falamos: “Acho que dá hein!”


Utilizando os cálculos que fizemos, com o dólar a R$4,23 (Oh! Saudades rs), o cálculo considera 11 meses de viagem, passando por 14 cidades para um casal e um filho. Com isso, o custo total da viagem considerando passagens, moradia (Airbnb), alimentação (Mercado e restaurantes) e entretenimento foi de R$160.000,00.


Claro que não é pouca coisa. Mas o valor nos fez refletir bastante. Principalmente porque ele era menor do que havíamos gastado um ano antes morando aqui no Brasil.


É mais barato ficar um ano viajando

Conclusão: É mais barato ficar um ano viajando do que ficar aqui trabalhando. Rs.


Obviamente, essa comparação não pode ser feita, pois existem custos como educação, por exemplo, que um ano sabático não considera, mas que num período mais longo precisaria ser adicionado.


Mas uma reflexão interessante que nunca tínhamos feito foi que a decisão de você morar onde você mora e trabalhar onde você trabalha implica em alguns custos que não temos noção.


O fato de estarmos viajando eliminou das nossas finanças linhas representativas como Escola, Carro (manutenção, gasolina, estacionamentos), Diarista e os custos fixos da casa (Luz, Internet, Gás). Comparando com os custos da viagem, isso representa um percentual considerável. Você sabe quanto gasta por ano por decidir morar e trabalhar aqui?


Como iremos detalhar mais em posts futuros, esse custo total foi bem enxuto, sem muitas mordomias e sem muitos passeios e quase zero de presentes. Mas a nossa motivação era levar uma vida nos moldes do dia a dia no Brasil. Se a sua motivação não for essa, o limite superior é infinito.


O que quero desmistificar é que o custo de uma viagem não é algo de outro mundo, é sim algo possível.


O grande problema, na verdade, não é quanto custa essa viagem e sim como conseguir manter os gastos sem uma fonte de renda. Como se programar para ficar um ano sem salário? Como conseguir renda enquanto não está trabalhando? Mas isso fica para um próximo post.

Agora, o pensamento que quero deixar em você é:

“Nossa! Não tinha essa noção de preço. Acho que dá hein!”
Ano sabático é possível
 

Deixe nos comentários, esse custo também te surpreendeu? Ou já era algo esperado?

 

Encontre todos os posts na ordem na página principal, clique aqui


Posts Relacionados:

380 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 hozzászólás


gelsontk
gelsontk
2021. febr. 16.

É isso aí Ju! Com foco e disciplina, tudo é possível!

Kedvelés

Acredito que tudo é uma questão de planejamento, foco e disciplina. Depois de muitas leituras e reflexões, descobri que podemos alcançar tudo aquilo que desejarmos. Difícil ou fácil, trabalhoso ou não, temos que ter foco no que queremos e ir á luta! Afinal, a mudança é o caminho e não o ponto de chegada.

Kedvelés
bottom of page