top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

Melhorando a TX - O tempo a seu favor

A maior vantagem de uma viagem tão longa como um período sabático é que o tempo está a seu favor. Você não precisa correr para fazer as coisas, não tem nenhuma agenda para cumprir ou a necessidade de fazer tudo correndo antes de voltar para casa.

Sabático Melhorando a Experiência do Viajante

Então, aproveite essa vantagem para melhorar a Experiência do Viajante (leia o post A Experiência do Viajante - Minimizando o estresse).


Uma solução é conseguir quebrar as decisões difíceis e os momentos críticos em mais dias. Conforme provado cientificamente, nossa energia e, consequentemente, nossas decisões vão piorando conforme estamos cansados. Sem falar no nosso humor.


Para resolver isso, a solução é bem simples:

Ficar, pelo menos, o primeiro dia em um hotel em vez de ir direto para o Airbnb.

De preferência perto da sua acomodação e, idealmente, que tenha algum traslado do aeroporto.


Essa pequena mudança faz uma grande diferença na experiência. Os momentos de estresse da viagem ficam espalhados, você ficará muito mais tranquilo e minimizará as partes “chatas” da viagem.


A experiência fica com uma “perna” a mais e algumas etapas modificadas:

Sabático Experiência do Viajante Alterada

Algumas vantagens da mudança na experiência:


  • Não precisa aguardar o check in do Airbnb no aeroporto - Ficando 1 dia no hotel você pode ir direto para o hotel e, pelo menos, deixar as malas. Pela nossa experiência também é muito mais fácil negociar um check in mais cedo no hotel do que em um airbnb (por incrível que pareça). No limite, você fica mais tranquilo e pode aproveitar o tempo para dar uma volta na cidade.


  • Não precisa tomar a decisão de comprar um chip de celular no aeroporto - Com o Airbnb é mais crítico ter uma linha ou um pacote de dados assim que você chegar nas cidades, pois pode precisar se comunicar antes da entrada. Com o hotel, essa decisão (que não é trivial) pode ficar para o dia seguinte, com calma.


  • Não precisa procurar mapas no aeroporto - No hotel, geralmente tem mapas mais completos e atrações disponíveis na cidade, além de ter a ajuda do recepcionista para te explicar a cidade e indicar bons restaurantes, aproveite.


Sabático Momentos de Estresse
  • Não precisa procurar transporte - Se tiver sorte, o hotel pode ter algum traslado específico que busca os hóspedes no aeroporto. Isso é muito mais prático do que procurar um transporte.


  • Não precisa ficar tenso com a entrada da acomodação - Deixando para o outro dia, você pode pegar a chave e entrar na acomodação com calma. Caso dê algum desencontro, você pode voltar para o hotel e tentar entrar em contato com o proprietário, sem precisar ficar pedindo ajuda. Além disso, não precisa ir com todas as malas e correr o risco de ficar na rua com toda a tralha. Pegue as chaves com tranquilidade, entre e depois volte para buscar as coisas. Sem estresse.


  • Descanse! - Viagens são sempre cansativas. Aproveite o dia no hotel para descansar.


O custo pode aumentar um pouco, pois a diária do hotel será maior que a do Airbnb, mas vale a pena.


Você pode aproveitar as milhas das passagens aéreas para procurar os hotéis. Pela nossa experiência, as milhas não ajudam muito para outras coisas, então é uma boa opção utilizar em diárias pequenas, para 1 ou 2 dias.


Teremos, então, a seguinte Experiência do Viajante otimizada. Com mais etapas, com menos estresse e com o tempo a seu favor:

Sabático Experiência do Viajante Otimizada

Essa mudança de mentalidade, olhando o sabático de forma diferente de como olhamos as férias normais, é algo que vai acontecendo ao longo da viagem.


Demoramos um pouco para conseguirmos mudar a chave e percebermos que poderíamos aproveitar bem mais e nos estressamos bem menos se usássemos o tempo a nosso favor e não contra, como sempre fazemos em nosso dia a dia.


Mas será mesmo que na vida “normal” deveríamos estar sempre correndo contra o tempo? Reunião atrás de reunião? Com a agenda sempre ocupada? Ou estamos tão atarefados que não conseguimos enxergar como melhorar a nossa própria Experiência de vida?


Não tenho uma resposta. Fica apenas para uma reflexão.


Sabático Será que devemos estar sempre correndo?
 

Encontre todos os posts na ordem na página principal, clique aqui


Posts Relacionados:

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page