top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

Como receber dinheiro enquanto viaja?

Agora que você sabe quanto custa ficar um ano inteiro viajando com a sua família, quais cidades gostaria de visitar e como melhorar a experiência para ter menos estresse, vem talvez a parte mais complicada: Como financiar a viagem dos sonhos?

Sabático Como Receber dinhiero enquanto viaja

A forma mais simples é você juntar toda a grana da viagem, colocar em uma conta separada e ir gastando. Apesar de ser a forma mais simples, é uma maneira pouco efetiva, pois o dinheiro vai ficar parado (sem render) e você precisará ter uma boa reserva para imprevistos. Mas é uma opção.


Outra forma é conseguir ter uma renda passiva. Uma grana que entre todos os meses (ou quase todos), funcionando como um salário. Além de conseguir manter o seu dinheiro principal (diferente da opção anterior), pois você irá utilizar apenas os rendimentos do dinheiro, essa opção também ajuda no controle dos gastos, porque estamos mais acostumados a gerenciar o nosso dinheiro com o que entra todos os meses, como um salário.


Seguem algumas opções de renda passiva que analisamos para o nosso sabático:


1. Aluguel da casa


Se você possui uma casa ou um apartamento, a melhor forma de conseguir uma renda é alugá-la enquanto você está fora. Além do dinheiro do aluguel, você também não precisará pagar o condomínio, o que é um custo a menos.


Uma das dificuldades para alugar é o tempo necessário para achar algum inquilino. Talvez você tenha que sair alguns meses antes da sua casa para conseguir achar alguém e poder embarcar sem nenhuma preocupação pendente.


Sabático Renda Passiva

Outro ponto negativo são os tipos de contratos de aluguel. Se você está pensando em ficar 1 ano ou menos viajando, será difícil conseguir um aluguel com o mesmo prazo. Por lei, os contratos são de no mínimo 24 meses. Ou seja, pode ser que após o sabático você tenha que ter um plano B para morar por mais alguns meses de aluguel.


E nem todas as pessoas gostariam de ter outras pessoas morando na sua casa.


De qualquer forma, é uma boa fonte de renda. Infelizmente não nos preparamos para isso e acabamos não alugando o apartamento.


No final, foi bom porque tivemos que voltar antes do tempo para casa, mas é algo que definitivamente eu faria se fosse fazer uma nova viagem.


2. Tesouro Direto com juros semestrais


Uma forma relativamente segura de ter um dinheiro caindo na conta são os tesouros diretos com juros semestrais.


Conforme o nome diz, semestralmente eles pagam o rendimento do título, ou seja, um percentual do dinheiro investido na sua conta. Isso ajuda, pois esse investimento acaba sendo uma boa opção de reserva de emergência e duas vezes no ano pode cair um dinheiro a mais na sua conta, se você não utilizou o dinheiro para nenhuma emergência.



3. Fundos Imobiliários


Uma das melhores opções disponíveis no momento da nossa viagem eram os fundos imobiliários ou FIIs. São cotas de imóveis, onde você recebe mensalmente um percentual do aluguel do imóvel, proporcionalmente à quantidade de cotas do fundo.


Os FIIs possuem algumas classes como galpões logísticos, prédios comerciais, residenciais de shopping, entre outros. É uma boa forma de ter uma renda mensal relativamente previsível, facilitando o planejamento e o controle financeiro.


Na época, o rendimento médio era de 0,6% ao mês, o que garantiu uma boa parte da nossa renda.



4. Ações pagadoras de dividendos


Da mesma forma que os fundos imobiliários, algumas ações também são boas pagadoras de dividendos. Algumas chegam a render mais por ano do que os FIIs.


A grande desvantagem é que você nunca sabe a data que vai receber e quanto pode receber, o que causa uma certa imprevisibilidade no controle. Alguns setores possuem um histórico de bons pagadores de dividendos, como bancos e empresas do setor elétrico.

 
Sabático Como ganhar dinheiro

Outra forma de garantir alguma renda na viagem é trabalhando, como por exemplo dando aula de inglês. Sendo uma das línguas mais usadas no mundo, é fácil conseguir vagas em escolas. Pode ser uma boa forma de conhecer mais pessoas da cidade, tanto professores como alunos.


Porém, é um tempo que você irá gastar da viagem dando as aulas. Não é uma renda passiva, visto que você precisa gastar tempo e energia para “produzir” o dinheiro.


Olhando para trás, o sabático forçou a gente a estudar mais investimentos, principalmente, fundos imobiliários. Como a ideia era conseguir pagar a maioria dos gastos com a renda passiva, foram horas e horas de estudos.


Às vezes, precisamos de algum evento que nos tire da zona de conforto para nos motivar a estudar e colocar a mão na massa, como por exemplo, investir. Por isso, considero todo o processo do sabático algo mais do que uma longa viagem.


O sabático é uma experiência que pode transformar não só o seu relacionamento com a sua família, mas também o seu relacionamento com o seu dinheiro.

 

Encontre todos os posts na ordem na página principal, clique aqui


Posts Relacionados:

105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page