top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

Não aprenda com o sr. Miyagi

Você já deu o primeiro passo, saiu da inércia, começou algo novo. Aprendeu novas habilidades, venceu o plateau algumas vezes e agora chegou em Competência Incosciente (leia o post anterior, esse é o último da trilogia Competência). Já faz os movimentos certos sem esforços, no piloto automático. Será que chegou no fim do jogo? Dominou a técnica?

Ler Mais Livros OK Plateau

Para muitas pessoas sim, mas esse é o momento onde se separam os bons dos melhores. Como em Karatê Kid, é a hora da verdade.


No livro “Moonwalking with Einstein”, Joshua Foer, um jornalista que decide entrar no campeonato americano de memorização, mostra como treinou por 1 ano para o evento. E, segundo ele, um dos fatores limitantes para você evoluir em alguma habilidade é o que ele chamou de “OK Plateau”(olha ele aí de volta). Essa fase é onde você decide que está bom em alguma habilidade, que chegou no limite.

Mas com esse pensamento você para de aprender. Você cria a sua própria barreira.


Ler Mais Livro Barreira Mental

Uma história que exemplifica como é forte esse bloqueio mental aconteceu em 1954. Na época era considerado impossível correr 1 milha abaixo dos 4 minutos. Feito conseguido pelo jovem Roger Bannister. Um feito sobre humano. Um novo recorde. Seis semanas mais tarde, John Landy bateu o recorde do Roger e poucos anos mais tarde, correr abaixo de 4 minutos era o padrão.

Será que o fato de Bannister quebrar o recorde fez o mundo inteiro correr mais rápido? Não! A mente humana é algo impressionante. O fato de pensar que era impossível, tornava o recorde impossível. A partir do momento que todos viram que era possível, o recorde deixou de ser uma barreira.


Para evitar esse estágio, os melhores estão sempre eviando o “OK Plateau”. Quando percebem que estão no piloto automático, eles param e refletem. O cérebro foi feito para otimizar as tarefas, por isso é natural você ir para o automático. Para se tornar melhor você precisa ir contra esse instinto, você precisa estar presente e ter consciência das suas ações.


Uma forma de fazer isso é com a “prática deliberada”. No livro Outliers, Malcom Gladwell fala que os melhores possuem algo em comum, 10 mil horas de prática. Mas se isso é mesmo verdade, o mundo deveria ter formado milhares de digitadores profissionais, com certeza passamos mais de 10 mil horas digitando emails e relatórios. Mas não ficamos tão bons assim porque o “quanto” praticamos é menos importante do que o “como” praticamos.


Ler Mais Livros Prática Deliberada

A prática deliberada é sempre focada em objetivos claros, consciente da técnica aplicada e com um feedback imediato da evolução. Ela força você estar sempre atento aos detalhes, em quais pontos você está melhorando e onde está falhando. Você estará sempre voltando para a Competência Consciente, com a mente do aprendiz, aberta para evoluir.


“O segredo para melhorar em uma habilidade é manter algum grau de controle consciente sobre a prática, para forçar a si mesmo a ficar fora do piloto automático” Joshua Foer

Se soubesse disso, talvez o sr. Miyagi teria tido um sucesso mais rápido ensinando Daniel san. “Colaca a cera, tira a cera...”

Ler Mais Livros Karatê Kid
 

Posts Relacionados


 

Livro para os questionadores










 

Ler mais livros é compartilhar conhecimento.


Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page