Em 1969, Martin M. Broadwell escreveu sobre os “4 estágios da competência”. Um modelo que descreve como aprendemos uma nova habilidade. Ele consiste em 4 níveis sequenciais:
Incompetência Inconsciente
Incompetência Consciente
Competência Consciente
Competência Inconsciente
Usando um exemplo simples para explicar os conceitos. Tente lembrar-se de quando você aprendeu a dirigir um carro. Antes de dirigir pela primeira vez, você não tinha ideia dos desafios existentes, como fazer uma baliza, como usar o retrovisor, etc., você estava no nível de incompetência inconsciente, ou seja, não sabia nem quais eram os problemas.
Nas primeiras aulas, você começa a ter consciência das dificuldades, mas ainda não tem nenhuma habilidade para executar, está na Incompetência Consciente.
Com a prática, você passa para a Competência Consciente, onde possui as habilidades necessárias, mas ainda precisa se concentrar para executar, está aprendendo a arte.
No final, entra em Competência Inconsciente, onde os movimentos são automáticos. Quando entra no carro você não se esforça mais para ajustar os retrovisores ou manobrar para sair da vaga na garagem, tudo fica fluido. Você dominou a arte.
O modelo mostra que para nos desenvolvermos, desde aprender a dirigir até nos conhecermos melhor como pessoa, precisamos primeiramente ter consciência da nossa incompetência. Precisamos estar expostos a novos assuntos, a novas experiências. Caso contrário, não teremos nem consciência do que não sabemos, ficaremos presos na caverna de Platão ou dentro da Matrix.
Mas sair desse estado exige esforço. Como diria nosso amigo Newton “Todo corpo tende a permanecer no seu estado a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele”.
Por isso muitas pessoas não pensam em se desenvolverem (estudar mais, refletir sobre os seus valores, sobre prioridades, ler mais livros). Não porque elas não acham que isso não é importante, mas porque nunca discutiram essas ideias com ninguém. Estão inconscientes da própria ignorância. Estão na inércia do dia a dia.
“Se a ignorância é uma benção, por que o mundo não é mais feliz?” Mark Twain
Por isso, a ideia do blog “Ler Mais Livros” é ser essa força externa que irá te tirar da inércia. Fazer você chegar à Incompetência Consciente. Porque com mais questionamentos, teremos mais reflexões e, consequentemente, mais conhecimento e controle sobre a sua vida.
Claro, esse é apenas o primeiro passo, pois se nada virar ação, você estará apenas se preparando para viver, como escrevi no post “Pare de planejar e olhe para a lua”.
Então, comece a se expor a coisas novas, leia mais e procure amigos para discutir ideias. Porque se tornar uma pessoa melhor começa com abraçar a nossa própria ignorância.
LIVROS PARA OS QUESTIONADORES
Ler mais livros é compartilhar conhecimento.
Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)
Comments