top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

“O almanaque de Naval Ravikant” Eric Jorgenson

Se eu pudesse recomendar apenas 1 livro para você ler, seria este: O almanaque de Naval Ravikant.

O almanaque de Naval Ravikant PDF

Naval Ravikant é um empreendedor e fundador da AngelList, uma venture capital que investiu em grandes nomes como Twitter, Uber, Yammer, entre outras. Depois de atingir o sucesso financeiro, Naval ficou conhecido no Twitter por compartilhar seus pensamentos (financeiros e de vida) nos seus famosos “Tweetstorm”.


Eric Jorgenson, pegou todo esse conhecimento e, junto com Naval, compilou esse livro, que na minha opinião, é o livro que eu gostaria de ter lido a muito tempo atrás.


Os pensamentos e a filosofia de vida de Naval são muito parecidos com aquele que eu venho formando ao longo do tempo (e de muita leitura), mas Naval consegue sintetizar muitas vezes em um único tweet. É uma mistura de Tim Ferriss, Robert Kiyosaki, Sêneca e Buddha.


Veja o resumo visual para entender do que se trata “O Alamanaque de Naval Ravikant”:

O almanaque de Naval Ravikant Eric Jorgenson
 

Os 5 principais Insights


1. Trabalhe com a sua mente, não com o seu tempo


Quando você trabalha para alguém, você está trocando o seu tempo por salário. Não existe nenhum problema com isso, mas tenha consciência que você nunca irá ficar rico assim. É basicamente uma conta de matemática. Não tem como você aumentar exageradamente o seu salário e o seu número de horas trabalhadas tem o limite de 24 horas por dia.


O único jeito de extrapolar esse limite é ter ativos que gerem receita para você enquanto você está dormindo. Seja sendo dono de uma empresa ou sendo parte de uma através de investimentos.


A grande notícia é que a internet quebrou muitas barreiras para quem quer ser dono do próprio negócio (e muitas pessoas nem perceberam isso). Existe uma forma de se alavancar através de produtos sem custo marginal de replicação, produtos que você pode se esforçar para fazer e depois eles ficam disponíveis para monetizar sem precisar de muito esforço adicional, como livros, podcast, blog e eu acrescento print-on-demand. Mas as oportunidades são imensas.


"Você ficará rico dando à sociedade o que ela quer, mas ainda não sabe como conseguir. Em escala."  - Naval Ravikant

A parte difícil é descobrir o que você pode fazer.



2. Conhecimento específico


Cada ser humano é diferente (ainda bem) e possui uma curiosidade e paixões próprias. A partir disso é possível descobrir o seu próprio conhecimento específico. Algo que parecia natural para você na infância ou na adolescência, que você nem imaginava que poderia ser uma habilidade, mas que as outras pessoas percebiam como um diferencial.


Segundo Naval, você terá dificuldade de descobrir, mas a sua mãe com certeza saberá identificar.


O conhecimento específico não é algo que você consegue ensinar e treinar, pois isso tornaria uma habilidade fácil de ser copiada e automatizada, ainda mais com o avanço da IA.


Geralmente, é uma mistura de habilidades úteis. A grande vantagem é que será uma mistura só sua. Se for algo autêntico, até haverá competidores e, acredite, copiadores (tenho sofrido com isso ultimamente), mas ninguém pode competir com você em ser você.


O que irá parecer trabalho árduo para os outros, será apenas você concentrando fazendo o que curte, em “flow”. Eles não podem te vencer no seu próprio jogo.


Procure o seu conhecimento específico.



3. Faça coisas difíceis


Você tem que fazer coisas difíceis para criar seu próprio sentido de vida.


Não tem jogo fácil. Se você quer algo que tenha sentido na vida, seja criar filhos, manter o casamento e criar um negócio, só existe um caminho: o caminho difícil.


Se você estiver em dúvida na vida entre qual caminho seguir, um bom conselho é seguir oq  ue parece mais difícil no curto prazo.


“Escolhas difíceis, vida fácil. Escolhas Fáceis, vida difícil.” - Jerzy Gregorek

"Impaciência com ações, paciência com resultados." - Naval Ravikant

Mas seja paciente com os resultados, não é porque o caminho é difícil que os resultados irão aparecer. É assim que funciona. O resultado aparece do efeito composto. 


“Todo mundo quer ficar rico imediatamente, mas o mundo é um lugar eficiente, o imediato não funciona. Você tem que investir tempo.”

Encontre o seu conhecimento específico. Faça seu trabalho. Foque em sempre melhorar. E com o tempo, os resultados virão. Não fique medindo, acredite no processo.


4. Felicidade


Felicidade é uma habilidade que pode ser aprendida. É o estado em que nada falta, sua mente desliga e para de correr para o passado ou futuro, para se arrepender ou planejar algo.


Cuide de seu corpo e da sua mente primeiro. Alimente-se bem, faça exercícios regularmente e medite.


"Para ter paz de espírito, primeiro é preciso ter paz de corpo."

A liberdade é um grande valor pessoal (para mim também está no top de valores). Liberte-se de expectativas, da raiva, da tristeza e de fazer o que você não está afim.


Para conseguir isso, é preciso ter auto consciência e, claro, percorrer um caminho difícil, pois não é o caminho padrão que nos ensinam.


5. Esteja sempre aprendendo


Aprenda sempre. Os livros são uma fonte infinita de conhecimento, a internet também quebrou a barreira do acesso à informação.


“Os meios de aprendizagem são abundantes, é o desejo de aprender que é escasso.” - Naval Ravikant

Crie o hábito da leitura e incentive os outros a ler. 


“Leia o que você ama até amar a ler.”  - Naval Ravikant

Aprenda o básico. As principais ideias de várias áreas. Aprenda modelos mentais. 


Os modelos mentais são, na verdade, formas compactas de você relembrar seu próprio conhecimento.


Com isso, você entenderá como o mundo funciona. Como o comportamento humano pode ser justificado, mesmo em momentos de irracionalidade. Você entenderá como os negócios funcionam e como você pode agregar valor.


Seja um eterno aprendiz.


 

Depois de tudo isso, não preciso falar o quanto recomendo esse livro.


Compre "O almanaque de Naval Ravikant" (clique na imagem abaixo) e também ouça os podcasts que Naval parece (Tim Ferriss, Joe Rogan e o próprio podcast do Naval). 



Livro O almanaque de Naval Ravikant

Esse resumo é para que você não esqueça dos principais pontos, leia o livro completo para conseguir capturar esses e muitos outros pontos.


Ler mais livros é compartilhar conhecimento.


Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)


414 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page