top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

“O obstáculo é o caminho” Ryan Holiday

Ao longo da vida, enfrentamos vários desafios e obstáculos. Por que algumas pessoas conseguem lidar bem com isso e outras não? E como o Estoicismo pode nos ajudar a transformar esses obstáculos em vantagens?

Resumo O Obstáculo é o caminho Ryan Holiday

Ryan Holiday, através de histórias das antigos filósofos, presidentes, atletas e escritores, mostra que para aprender a superar as barreiras da vida, precisamos desenvolver 3 disciplinas: A percepção, a ação e a vontade


A percepção é a disciplina da mente, aprender a ver claramente como as coisas realmente são e não como gostaríamos que fosse ou que “achamos” que é.


A ação é a disciplina do corpo. Termos a disciplina de começar e fazer o nosso trabalho, de fazer o melhor que podemos mesmo em momentos difíceis.


A vontade é a disciplina do coração e da alma. Encarar e suportar as dores invetiveis que encontraremos pelo caminho. Ter consciência, aceitar e até amar nossa situação atual, por mais traumática que possa parecer no curto prazo.


Cada disciplina é composta de ferramentas úteis que podemos utilizar para dominá-la e assim transpor os obstáculos do caminho.


Os obstáculos, então, deixam de importar e se tornam o próprio caminho.


Veja os principais pontos do livro nesse resumo visual O obstáculo é o caminho (Ryan Holiday):

Resumo Visual O Obstáculo é o caminho
 

Os 5 principais Insights do livro


1. O poder da perspectiva


Um mesmo fato pode ser encarado de formas diferentes. Às vezes, um acidente pode se tornar um trauma para uma pessoa, mas pode se tornar algo motivador para a outra. O mesmo acidente.


Um exemplo é o caso de Viktor Frankl, escritor do fantástico livro “Em busca de sentido”, um sobrevivente de um campo de concentração, que utilizou todo o horror da guerra para entender a natureza humana e ficou famoso com a sua escola de psicoterapia.


A diferença de como você encara qualquer situação é a sua perspectiva. É o modelo pelo qual você interpreta o mundo e por ser um modelo, você pode abandoná-lo e alterá-lo. Saber isso é uma arma poderosa.


“Nada é bom ou ruim, mas o pensamento o faz assim.” - William Shakespeare

Reflita sobre a sua perspectiva. Muito do sofrimento é porque resolvemos encarar a adversidade com uma perspectiva negativa, nos culpando por coisas que não estão sob nosso controle.


Aprenda a controlar a disciplina da mente.



2. Mexa-se


"É assim que as pessoas se tornam excelentes nas coisas, elas começam. Elas não se importam se as condições são perfeitas ou se estão sendo menosprezadas. Porque elas sabem que, uma vez que comecem, se conseguirem obter algum impulso, poderão fazer funcionar."

O segredo para encarar as adversidades é partir para a ação. É ter consciência de que as falhas irão acontecer. E não tem nenhum problema nisso.


Muitas vezes ficamos paralisados com medo de fracassar em algum empreendimento novo. Seja trocar de trabalho, trocar de área, começar um novo negócio.


As pessoas de sucesso também sentem o medo, mas encarar o medo agindo. Elas começam apesar do medo e o fato de começar gera uma energia que te fará superar a barreira, o momentum. Mas ele só acontece se você sair da posição de repouso, é pura física.


VIRES ACQUIRIT EUNDO - GANHAMOS FORÇAS CONFORME AVANÇAMOS. É ASSIM QUE FUNCIONA.

3. Fracasso é uma funcionalidade

"O fracasso nos mostra o caminho - mostrando-nos o que não é o caminho."

Encare o fracasso como parte integrante do processo. Você aprende falhando. Thomas Edison talvez seja o melhor exemplo disso. Falhou dezenas de vezes até encontrar uma forma de fabricar a lâmpada e todas as vezes foram uma forma de indicar qual caminho não seguir.

"Pare de procurar uma epifania e comece a procurar pontos fracos. Pare de procurar anjos e comece a procurar ângulos."

Se você não está fracassando, é porque não está indo longe o bastante.



4. AMOR FATI


Por mais difícil que seja, precisamos amar a nossa situação atual. Algumas coisas, principalmente as negativas, não estão sob nosso controle. Por isso, não cabe nos culparmos ou nos colocarmos no papel de vítima. Toda adversidade é uma oportunidade para melhorarmos como pessoas.


O próprio Thomas Edison perdeu todo o seu trabalho em um incêndio no seu laboratório, mas ele encarou com uma grande faxina, que eliminou uma grande quantidade de sujeira que iria se acumular ali. Como tudo de novo, do ponto onde havia parado, para criar coisas novas.


Ame tudo o que acontece com você porque tudo é combustível para você melhorar. Tudo.


5. MEMENTO MORI


"Medite sobre sua mortalidade. Lembre-se de que você é mortal. Isso nos ajudará a tratar nosso tempo como uma dádiva."

Pensar que iremos morrer em breve (talvez antes mesmo do que gostaríamos) é uma ferramenta importante para pensarmos no agora. Saber que pode não estar aqui num futuro próximo faz você tomar decisões mais sábias e viver no momento presente.


Reflita!


 

Esse resumo é para que você não esqueça dos principais pontos, leia o livro completo para conseguir capturar esses e muitos outros pontos.

Ler mais livros é compartilhar conhecimento.

Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)


278 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page