top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

Passo a passo para fazer um resumo visual

Resumos visuais são ótimas ferramentas de aprendizado. Com eles, consigo consolidar na memória os principais pontos dos livros que leio. São tantas informações que ficava difícil lembrar de tudo, mas com os resumos, além de ter que organizar o conteúdo preciso criar uma linha que faça sentido para colocar no papel, o que de certa forma me obriga a entender muito mais profundamente o que foi escrito.

Para a minha felicidade, algumas pessoas começaram a me perguntar sobre o processo de criação dos resumos.


Sou um grande incentivador de que cada um faça o seu próprio resumo. E que compartilhe também. Somente quando a pressão de compartilhar com alguém existe é que você vai se forçar a aprender de fato o conteúdo.


Como dizem: “A melhor forma de aprender é ensinar."

1. Lendo o livro

A primeira etapa é obviamente absorver o conteúdo. Conforme vou lendo o livro, com a ideia de fazer um resumo visual, vou marcando os principais trechos. Aprendi a rabiscar o livro (antigamente era um pecado para mim), mas é uma das melhores coisas que você pode fazer.


Marco não apenas os trechos mais importantes, mas também frases marcantes, objetos que podem facilitar a memorização da mensagem, cases que ajudam a exemplificar algum ponto e termos críticos.


Perceba que com isso algumas imagens já vão brotando na minha mente enquanto leio livro.


2. Escrevendo os pontos importantes


Passo para o papel tudo o que destaquei. Já tentei de duas formas diferentes: Ir escrevendo conforme vou destacando no livro e ler todo o livro primeiro e depois repassar o livro escrevendo tudo.


Achei muito mais rápido a segunda opção. Ler todo o livro primeiro te ajuda a ter a ideia central do livro e onde você pode acelerar ou gastar mais tempo estudando os pontos críticos.


Esse é um passo importante para mim. O ato de escrever me ajuda a memorizar o conteúdo e depois de pronto, vira um resumão onde eu recorto os principais insights do livro.


Em geral, os resumos ficam entre 5 e 11 páginas. Para transformá-lo em uma página, muita coisa fica de fora.


E aí está a mágica. O que você consegue eliminar sem prejudicar o entendimento completo do livro?


3. Desenhando


Com os principais pontos, começo a rabiscar o que poderia ser o resumo. Tento transformar os temas chave em objetos ou ações e os organizo em uma sequência lógica das coisas.


Não uso nenhuma ferramenta especial, somente papel, lápis e borracha. No começo fazia todo o resumo a mão e depois passava uma caneta pincel por cima.


Se você não costuma desenhar, não se preocupe. Os desenhos são apenas formas de você transformar um conceito em algo mais palpável, o importante é a ideia. Sua cabeça fará uma associação mais bonita, eu garanto.


Hoje em dia, eu faço todos os desenhos separados e construo resumo em um programa de vetorização


4. Criando o resumo


Tiro a foto dos desenhos e jogo em um programa chamado Inkscape (free). Nele existe uma função de transformar a imagem em vetor diretamente, desde que o contraste esteja bom.


Por isso, continuo usando a caneta pincel nos desenhos à mão.


Depois de vetorizado, fica muito fácil manipulá-los para encaixar no resumo.


Hoje em dia, faço toda a parte escrita nesse programa, pois minha letra é péssima, como você pode ver em alguns resumos antigos.


Mas não se prenda à ferramenta. No começo, criei alguns resumos usando o Powerpoint mesmo.


Outro fator que conta bastante é o tipo de fonte que você utiliza, variando entre os termos importantes, títulos e algum outro detalhe.


O site Fontspace possui fonts muito boas que podem ser utilizadas e são free também.

Algo que eu tento seguir é sempre uma linha temporal lógica dos assuntos. Vejo alguns resumos visuais onde os temas são praticamente jogados para se encaixarem na página, o que torna a compreensão um pouco confusa, mas aí entra o estilo de cada “artista”.

 

Não pense muito, comece. É a melhor forma de aprender.


Faça seus rabiscos, crie seus resumos e compartilhe.


“Conhecimento é uma coisa que você pode compartilhar. Você não estará perdendo nada, na verdade estará ganhando.” Aswath Damodaran

563 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page