top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Seja o impostor. O mundo agradece.

A síndrome do impostor é algo cada vez mais comum nos dias atuais. Aquela sensação de que você não é bom o bastante, de que será “desmascarado” por alguém, de que um dia irão questionar o seu conhecimento sobre o projeto atual ou suas habilidades técnicas e gerenciais. Um medo de que tudo pode desmoronar com um castelo de cartas.

Seja o impostor. O mundo agradece

Se você também já teve esse tipo de pensamentos (ou ainda tem), não se preocupe. Você é a regra e não a exceção. Muito provavelmente o seu colega também acha que ele não é bom o bastante e o seu chefe também possui essa insegurança (acredite, chefes são pessoas como você rs).


E o número de pessoas que sofrem com a síndrome do impostor só tende a piorar.


Isso porque a dinâmica de trabalho vem mudando ao longo dos anos. Os projetos que antes eram específicos começaram a ficar mais abrangentes. Se antes a preocupação, por exemplo, era com a qualidade do produto, agora precisamos entender os impactos de sustentabilidade, o impacto no cliente, impacto nos diversos canais de vendas.


As habilidades necessárias são cada vez mais generalistas. E para suprir isso você precisa aprender muito mais coisas e estar sempre aprendendo.


Essa necessidade gera insegurança. Nunca estamos 100% preparados (e confiantes) sobre os diversos temas que precisamos tratar, porque eles estão sempre mudando.


Mas fomos condicionados a saber tudo, porque precisávamos tirar 10 na prova ou passar no vestibular.


O mundo mudou e com ele, a forma de trabalhar. Mas o nosso mindset ainda não.


Se atualmente o mercado exige o pensamento flexível e criativo, precisamos abraçar o impostor, porque inovar é pisar no desconhecido. É não ter certezas. É não ter garantias.


Para criar algo é preciso se expor. Com uma chance alta de falhar. Com uma chance alta de alguém te falar que você estava louco, que era um caminho errado, que você era uma fraude.


A Amazon, empresa mais valiosa do mundo, já falhou infinitas vezes e é por isso que ela está onde está.


O Fire phone, uma tentativa de competir com o iPhone foi um fiasco, mas a cultura da empresa e o pensamento de Jeff Bezos não estão preocupados em serem desmascarados. Pelo contrário.

"Se você acha que esse foi um grande fracasso (Fire Phone), saiba que, no momento, estamos trabalhando em fracassos bem maiores. Não estou brincando. Alguns deles farão o Fire Phone parecer bobagem." Jeff Bezos

Se você está com aquela sensação de impostor, encare com um bom sinal, um sinal de que está fora da sua zona de conforto.


E se você quer inovar, se acostume com essa sensação.

“O impostor é a prova que você está inovando, liderando e criando.” Seth Godin

Abra a sua mente. Precisamos estar sempre aprendendo e isso exige uma outra mentalidade, que não tenha medo de ser ignorante (durante o processo) e de se sentir inseguro.


Se para inovar, precisamos ser impostores. Sejamos! O mundo agradece.


“A verdadeira sabedoria consiste em saber que você não sabe nada” Sócrates
 

Livros para os questionadores


Ler mais livros é compartilhar conhecimento.


Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page