top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

TOP 5 livros do 1° semestre 2020

Passamos da metade do ano e assim como no ano passado, selecionei 5 livros que de alguma forma agregaram valor, seja com informações interessantes, úteis ou para uma reflexão profunda sobre algum tema.


Um ponto interessante é que esse ano li 22 livros até agora, 4 a menos do que no ano passado, mesmo sem trabalhar full time. Mais tempo não significa mais leitura, então não use a desculpa de que precisaria de mais tempo no dia para ler. É só uma desculpa mesmo.


A lista dos 5 segue a ordem de leitura e não uma preferência entre eles. Também deixei uma lista de mais 5 livros, no final, que valem a leitura.


Comente também quais foram os seus top 5 do semestre.


1) De primatas a astronautas: A jornada do homem em busca do conhecimento (Leonard Mlodinow)

Assim como Sapiens conta uma breve história da humanidade, esse livro conta uma breve história da Ciência, passando por todas as grandes mentes que tivemos, desde Aristóteles e Newton até Einstein e Bohr. Com um conteúdo detalhado e divertido, como todos os livros de Mlodinow, o livro é um prato cheio de curiosidades e mostra de uma forma cronológica como as ideias desses gênios se relacionam, algo que na escola sempre vimos de forma totalmente separadas.

 

2) The Circadian Code: Lose Weight, Supercharge Your Energy, and Transform Your Health from Morning to Midnight (Satchin Panda) – Sem tradução para português


O nosso corpo possui um ritmo de funcionamento, o ciclo circadiano, e com as mudanças no estilo de vida, cada vez mais estamos agindo contra esse ciclo, por isso problemas de depressão, obesidade e falta de energia são mais frequentes. A ciência nos últimos anos conseguiu descobrir como melhorar a nossa saúde, pensando no código circadiano e a diferença é brutal. Hoje em dia consigo acordar às 5h30 sem despertador e sem cansaço, apenas mudando alguns hábitos e respeitando o meu próprio ritmo.



 

3) Mastery: The Keys to Success and Long-Term Fulfillment (George Leonard) - sem tradução para português

Professor de aikido ensina o processo de se tornar mestre em algum assunto, usando as artes marciais como exemplo. O ponto mais crítico é resiliência, uma característica que estamos perdendo com o mundo cada vez mais impaciente e superficial. Como podemos exercitar a resiliência em nos mesmos e nas nossas crianças, que não aguentam esperar nem a propaganda do Youtube (nós também por isso pagamos o Premium). Para isso, a mensagem é aprenda a amar o “plateau”, o momento após a empolgação onde é preciso aprender a dominar a prática, geralmente onde a maioria desiste. Percebi que realmente transpor o plateau é sempre uma barreira e comecei a encarar de forma diferente quando percebo esses estágios.


 

4) Grande Magia: Vida criativa sem medo (Elizabeth Gilbert)

Autora de livros ficção, entre eles o best-seller “Comer, Rezar e Amar”, conta de forma divertida e direta como é viver com o trabalho criativo. Se você se interessa pelo tema, é uma ótima leitura, pois mostra que esse mundo é extremamente difícil e se você não estiver disposto a fazer o trabalho simplesmente pelo trabalho, pelo amor à criatividade, poderá sofre muito, pois a diferença entre o sucesso e o fracasso na grande maioria das vezes pode ser aquele fator que adoro comentar, o acaso! Esteja preparado!


 

5) Thinking in Bets: Making Smarter Decisions When You Don't Have All the Facts (Annie Duke) - sem tradução para português


Como melhorar as suas decisões? Aprendendo com jogadores de poker. O ambiente dos jogos de poker trazem para um ambiente mais controlado todas as variáveis de uma decisão do mundo real: informações incompletas, várias alternativas possíveis e influência da sorte. Por isso Annie, uma das maiores vencedoras do mundo do poker, apresenta várias dicas do que os jogadores profissionais fazem para eliminar os vieses comportamentais e melhorar o nosso processo decisório.



 

Outros livros que recomendo:

Inteligência Visual, compre o livro físico, pois existem muitas imagens para os exercícios que no ebook fica péssimo.


 

Gostou? Compartilhe!

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page