top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Top 5 livros do 2° semestre 2020

Último post de 2020 e como é de costume irei deixar 5 recomendações de livros que mais me influenciaram esse ano. No total foram 42 livros. Mostrarei quais foram as minhas motivações, assim ficará mais fácil você se identificar e selecionar aquele que mais tem a ver com o seu momento. Não necessariamente os meus top 5 serão os mais indicados para você.

Um ano totalmente maluco, o meu foco continuou sendo melhorar o corpo e a mente, como criar bons hábitos e ter mais consciência sobre nossos atos. Esses livros dominaram um terço da lista.


Bons livros para a mente foram: Cartas de um Estoico, Os 4 Compromissos, Um novo mundo e A Quietude é a chave.

Para o corpo: Circadian Code, 10% Humano e Change your brain, change your life.


Para criar novos hábitos: O código da mente extraordinária, O poder da alta performance, Mastery e Limitless.


Para treinar o cérebro: Inteligência Visual e Moonwalking with Einstein.


No começo do sabático, comecei a ler alguns livros para pensar em como criar ativos geradores de renda. Alguns títulos que me influenciaram: Non Obvious Megatrends, Start a Freedom Business, Hustler Economy e Like a Virgin.


Toda essa leitura me levou a pular de cabeça na escrita. Criar conteúdo no blog que gerasse valor e depois consolidar em um livro. O segundo semestre foi basicamente livros sobre trabalho criativo e marketing: Tribos, A grande magia, Isso é Marketing, The Practice, Do The Work, Nobody wants to read your s*ht e Louder than words.


Também li sobre economia e finanças porque o dinheiro não trabalha sozinho: Irrational Exuberance, Fora da curva e Economia Donut.


E alguns livros aleatórios para abrir a cabeça: Makers, Rediscovering Travel, A Field Guide to Getting Lost, Weapons of Math Destruction e Nine perfect strangers (única ficção da lista).


Dito tudo isso, os 5 livros que mais me influenciaram no 2° semestre foram (na ordem e leitura):


1) Limitless (Jim Kwik)


Jim Kwik tem uma história de superação inspiradora, saindo de uma criança classificada com desabilitada para um dos maiores nomes quando o assunto é treinar o cérebro, dando cursos para Elon Musk e a equipe da Tesla e para atores de Hollywood. Consegue com o seu diagrama juntar o que leva as pessoas a serem “Limitless”, um conjunto de 3 fatores, os 3M, Mentalidade, Motivação e Métodos. Explicando cada fator e apresentando dicas práticas de como criar novos hábitos que potencializam cada M. Prato cheio para quem quer melhorar e viver em alta performance.


2) Isso é Marketing (Seth Godin)


Seth Godin foi o grande nome para mim esse ano e esse livro é fundamental para quem quer produzir algo original, seja na forma de um trabalho criativo ou numa nova solução para a sua empresa. A principal mensagem para mim é como devemos selecionar a nossa audiência e falar não para quem não faz parte desse grupo. Se você não está desagradando, também não está gerando a mudança que deseja em ninguém.


3) 10% Humano (Alanna Collen)


Um dos grandes temas que despertaram o meu interesse foi a influência das bactérias no nosso cérebro e esse livro é de abrir a mente. Desde doenças cognitivas, como Alzheimer, Depressão até obesidade e ansiedade, tudo é influenciado pelo bioma do nosso intestino. Outros livros estão na fila sobre o tema, que é de pouco conhecimento de grande parte das pessoas.



4) The Practice (Seth Godin)


Ele de novo! O recém-lançado livro Practice (ainda sem tradução), traz alguns insights de Isso é marketing, mas foca no lado mais importante de qualquer trabalho criativo: a prática. Quebrando alguns mitos, Seth mostra que não adianta esperar pela inspiração, ou pelo momento certo. O que você precisa fazer é sentar na cadeira e fazer! Ter coragem para se expor e produzir. Bons trabalhos só aparecem após trabalhos ruins, por isso faça o máximo que conseguir, vai ter muita coisa ruim, mas de vez em quando aparecerá algo notável.


5) Nobody wants to read your s*ht (Steven Pressfield)


Se você pensa em escrever um livro, esse é o livro para você. Steven trabalhou na criação de propagandas, filmes e escreveu dezenas de livros e nessa obra ele mostra como criar um roteiro usando tudo que o aprendeu nesses longos anos de aprendizagem. E a lição mais importante para quem está começando é ajustar a expectativa de que ninguém quer ler as suas m*rdas! Mas faça mesmo assim.




Feliz Ano Novo, boas leituras e que em 2021 você consiga LER MAIS LIVROS!

Questionadores Leia Mais Livros
 

Posts Relacionados:

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page