top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

Como manter essa energia de começo do ano? Aprenda a surfar

Gosto da energia de um começo de ano. A empolgação para novos projetos, novas metas, novos desafios. O começo de novos ciclos. Mas essa empolgação costuma durar apenas alguns meses, ou algumas semanas. Como fazer para prolongar essa sensação e como não deixar ela morrer?

Questionadores Energia começo do ano

Um trecho retirado do livro “Louder than Words”, de Todd Henry me fez pensar sobre esse assunto através de uma analogia com o Surf.


Uma família de férias no Hawaii decide aprender a surfar. Compram uma aula de 1 hora e depois dos exercícios na areia vão para o mar. Pegam algumas ondas, tomam alguns caldos e voltam felizes para o hotel.


No dia seguinte, vão para a mesma praia e observam os surfistas. O pai comenta com o instrutor:


- Como eles conseguem ficar o dia inteiro surfando? Estou todo quebrado de ontem e não ficamos nem 1 hora no mar.


O instrutor então responde:


- Essa é a diferença dos verdadeiros surfistas. Vocês ficam empolgados e querem surfar o máximo no menor tempo possível, querem pegar todas as ondas que aparecem. Mas para nós, surfistas, o que importa é a experiência. Sentir o mar, sentir as ondas, ficamos o dia inteiro no mar, mas surfamos 3 ou 4 ondas. Não é sobre surfar mais, é sobre escolher a onda certa.

Questionadore Planos Ano Novo

Nessa época do ano, a empolgação toma conta da gente e queremos fazer tudo. Mas acabamos agindo como aprendizes. A empolgação é boa, mas com essa atitude ela realmente irá durar pouco. Gastamos energia demais com ondas pequenas e podemos acabar perdendo a onda certa.


Por mais tentador que seja entrar em várias ondas, precisamos aprender a falar não.

“Focar é sobre dizer não” – Steve Jobs

Por isso, o importante é identificar no meio dos projetos do ano, as ondas boas. No meio do caminho muitas outras ondas irão aparecer, acredite! Após o livro, muitas ideias pipocaram na minha cabeça e no momento estou tentando digerir tudo. Preciso parar e sentir o mar (literalmente também, precisando de uma praia rs), deixar algumas ondas passarem para me preparar para a próxima grande onda.


Aconselho você também fazer o mesmo. Pare, respire, sinta o vento na cara e mais importante de tudo, sinta a experiência. Saiba distinguir as ondas promissoras e esqueça o resto. O ano só está começando.

Questionadores Ano Começou
 

Posts Relacionados:

 

Livros para os questionadores



Ler mais livros é compartilhar conhecimento.Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)




29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page