top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Por que o Home Office nos deixa mais cansados?

Atualizado: 27 de set. de 2020

O trabalho remoto veio para ficar. Se tem uma notícia boa na pandemia é que as empresas abriram as suas cabeças e quebraram essa falsa verdade de que o home office é improdutivo.

No “novo normal” (termo lá de 2008, nem é tão novo assim), muitas empresas irão continuar com o home office em alguns dias da semana. Algumas falando em se tornarem totalmente remotas.


Mas não sei se também é a sua percepção, tendemos a ficar muito mais cansado trabalhando em casa do que no escritório. Será que trabalhamos mais? Nos sentimos mais pressionados a entregar?


Talvez sim. Porém existe o fator físico que pesa muito nessa percepção. As condições de trabalho em casa prejudicam a nossa disposição e com o tempo o cansaço vai acumulando até o ponto que estamos parecendo um zumbi.


Existem 3 principais mudanças que podem estar mexendo com a sua energia:


1) Falta de Vitamina D


Ela é fundamental para você ter uma boa noite de sono e conseguir recarregar a sua bateria para o dia seguinte. Se o nível de vitamina D não for suficiente é como estar com a bateria do celular viciada, quando sai do carregador (cama), já começa com 80% de energia. Da mesma forma, não conseguimos aguentar o dia inteiro de trabalho.


Por incrível que pareça, na nossa rotina do escritório saímos para almoçar no sol, andamos até o estacionamento, até o ponto de ônibus, metrô, pegamos sol enquanto dirigimos.


Em casa, é mais difícil ficarmos no sol, ainda mais com tantas vídeo-chamadas no dia.

Se conseguir, arrume um canto da casa onde bata sol e trabalhe alguns minutos por lá. 20 minutos por dia no sol já irão te ajudar.

Melhor ainda, aproveite o sol das 8h e medite ou pratique Yoga antes do trabalho começar, assim já utiliza o tempo com 2 “hacks” saudáveis de uma vez.


Caso não consiga um espaço ou tempo, procure o médico para suplementar a vitamina D.

Uma dica bônus para os questionadores é procurar sobre EZ Water.

2) Falta de Movimentos


Nosso corpo não foi feito para ficar parado. Várias reações no nosso corpo, principalmente na produção de energia precisam de movimentos. Ficar sentado o dia inteiro na frente do computador com certeza não irá produzir a energia que precisamos.

Na rotina do escritório, andávamos para outras mesas para falar de trabalho, para ir para uma reunião, para o café, para conversar um pouco, andávamos para chegar ao trabalho, para almoçar. Em dias normais chegava a andar 10 mil passos, em casa não passam de 2 mil.


Então programe para se movimentar. Não estou falando de exercícios físicos puxados, academia. Basta andar algumas vezes ao dia. Coloque o despertador a cada 2h ou a cada final de reunião, levante e dê uma caminhada em casa. Uma estratégia é fazer algumas reuniões em pé e fazer áudios andando pela sala.


Mas, claro, se conseguir fazer exercícios físicos mais puxados de 3 a 4 dias por semana, melhor ainda. Isso lhe dará muito mais disposição.

3) Trabalho até altas horas


Principalmente para os pais, muitos estão se virando para conseguir conciliar o trabalho com a escola “virtual” dos filhos. Para isso precisam trabalhar fora do horário de trabalho e acabam escolhendo o período da noite. Mas isso acaba influenciando negativamente o seu sono e a sua bateria para o dia seguinte.


Uma alternativa melhor é dormir mais cedo, junto com seus filhos e acordar antes deles. Pode parecer mais difícil porque estamos acostumados a dormir tarde, mas acredite é a melhor coisa que você pode fazer. Primeiro porque nas primeiras horas do dia sua cabeça está fresca e você rende muito mais e, depois, você já vai estar mentalmente aquecido quando começar o trabalho.



Criar uma rotina matinal é talvez a melhor dica que eu posso dar, tanto que irei fazer um post exclusivo sobre isso. Mas por enquanto, tente trocar a noite pela manhã, o seu sono e sua energia irão agradecer.


Com essas mudanças simples, você pode melhorar muito a sua disposição. Porém, todo novo hábito exige esforço. Todo corpo precisa de uma força para sair da inércia. Até a mais quadrada das empresas conseguiu repensar a sua rotina e se adaptar ao "novo normal". E você?


Questione-se! Repense! Adapte e mude a sua rotina para melhor, porque o trabalho remoto veio para ficar,


 

Para os Questionadores


Se você, além de querer melhorar a disposição, está atrás de ter alto desempenho, precisa ler os livros do Dave Asprey. Confira o resumo que eu fiz do livro "Vire o jogo" (baixe o PDF no link). Para ter uma ideia do que pode melhorar. Leia o post: Livro - Vire o Jogo (Dave Asprey)

vire o jogo dave asprey pdf

Livros recomendados:










39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page