top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Incentivos: Não crie cobras e pais atrasados

Na Índia colonial, uma quantidade assustadora de cobras venenosas preocupava a população. O governo britânico sem braços para conseguir eliminar tantas cobras teve uma brilhante ideia: pagar por cada cobra morta que as pessoas apresentassem ao governo.

Como Ler Mais Livros Incentivos Efeito Cobra

O resultado: o número de cobras em vez de diminuir, começou a aumentar. Numa investigação mais aprofundada foram encontrados vários criadouros de cobras. A população enxergou como uma oportunidade para ganhar uma renda extra.


Logo em seguida, o governo cancelou o programa e os criadouros soltaram as cobras pela cidade, tornando o quadro pior do que antes, esse efeito é conhecido como o EFEITO COBRA, quando a tentativa de resolver um problema acaba piorando a situação.


Trazendo esse efeito para o nosso presente. Pense nas multas por atraso para buscar os filhos na escola.


No intuito de diminuir a quantidade de atrasos, que representam custos para as escolas, algumas cobram multas dos pais em casos de atraso. Mas os números mostram que isso criou o efeito cobra.


Transformando a culpa, algo intangível, em um valor monetário (o preço da multa), os pais deixaram de se sentirem culpados quando pagam a multa. Menor a culpa, mais atrasos e maior o custo para a escola. Loucura!


Como Ler Mais Livros Trabalho com Indicadores e incentivos

Se você trabalha com incentivos ou indicadores, você precisa estar atento a esse efeito. As consequências, principalmente quando envolvem incentivos financeiros, resolvem o problema no curto prazo, mas criam brechas para intensificá-lo no longo prazo.



O ser humano, ao contrário do que prega grande parte dos fundamentos da economia, não é nada racional quando o assunto é dinheiro.


Por isso sempre reflita quando for dar uma recompensa para o seu filho, por exemplo. Dar uma mesada caso ele leia 1 livro por mês ou ajudar na faxina de casa podem gerar efeitos contrários.


Pense se a renda variável dos seus funcionários realmente está sendo efetiva. Medir o atendimento por um menor TMA pode estragar a experiência do cliente e fazer com que o cliente ligue mais vezes.


Portanto, se você é um “arquiteto de escolhas”, como descreveu Richard Thaler no seu livro “Nudge”, aquele que de alguma forma influencia a decisão de terceiros, tome cuidado ou acabará criando mais cobras no mundo.


“Más decisões feitas com boas intenções ainda são más decisões” - James C. Collins

Como Ler Mais Livros Arquiteto de escolhas
 

Posts relacionados:

 

Para os questionadores:










 

Ler mais livros é compartilhar conhecimento.


Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page