top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

“Melhore o seu sono” Andrew Huberman

“Se o seu objetivo é ser mais feliz, mais produtivo e ter uma vida melhor no geral, posso dizer com confiança que o sono é realmente o que você deve otimizar.” Andrew Huberman

Melhora o seu sono Andrew Huberman

Um post e um resumo diferente dos outros. Dessa vez, em vez de resumir um livro, resolvi fazer um guia visual de um episódio do podcast Huberman Lab (em inglês).


O episódio trata de uma tema crítico e fundamental para quem quer se desenvolver, ser mais produtivo e criativo, ele fala sobre como melhorar o nosso SONO.


Se você já leu CANSEI! (link do livro), sabe como dou importância ao sono.


Melhorar a qualidade do sono foi um dos grandes pontos de virada para mim e, por isso, adoro o tema e sempre que posso incentivo os outros a monitorar e melhorar o próprio sono.


Andrew Huberman usa todo o embasamento científico para elaborar um guia de como deve ser o dia perfeito para dormir muito melhor.


Ele separa o dia em 3 períodos críticos para o sono:


1. Da hora que você acorda até 3 horas depois de acordar

Aqui talvez a parte mais importante, porque achamos que somente o que fazemos de noite influencia o nosso sono, mas o que fazemos logo após acordar é que ajuda a definir quando nos sentimos alertas e sonolentos no resto do dia. Talvez seja o período onde a maioria das pessoas mais pecam e poderiam melhorar.


2. Durante o dia

Poucas coisas influenciam nesse período. Apenas coisas que devemos evitar, como café e exercícios mais para o final do dia.

Uma coisa interessante é o poder da luz do final do dia para sinalizar ao nosso corpo que a noite está chegando.


3. Tarde da noite e horário de dormir

Antes de dormir, o que vemos na maioria das dicas por aí. Evite muita luz, principalmente de celulares e TV, evite álcool, diminua a temperatura do seu corpo com banho quente e deixe o quarto mais fresco para dormir.


Além dessas ferramentas comportamentais, Huberman também fala sobre suplementos para tomar e aplicativos que podem melhorar a qualidade do sono, caso ainda tenha dificuldades mesmo depois de aplicar as ferramentas comportamentais.


Mais dois pontos importantes:


1. Tente sempre respirar pelo nariz. Aprender a respirar direito é algo fundamental para nossa saúde. Deveríamos aprender isso no ensino fundamental. Inclusive, ele cita o livro “Respire”, de James Nestor. Leia! Link


2. Mantenha a consistência. Seu corpo não segue o calendário semanal e não sabe o que é sábado e domingo. Tente manter a mesma rotina, indo dormir pelo menos 1 hora de diferença com os dias da semana e acordando com uma diferença de no máximo 1 hora também.


O episódio é longo e em inglês, mas vale a pena assistir. Veja os principais pontos no resumo visual abaixo e melhore o seu sono hoje mesmo:

Resumo Visual Melhore o seu sono Huberman Lab
 

Se você achou útil resumos de vídeos também, deixe nos comentários para que eu faça outros.


E não deixe de ver o episódio completo:

 

Livros Recomendados sobre o assunto

Ler mais livros é compartilhar conhecimento.

Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)



1.060 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page