top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Pare de planejar e olhe para a lua

Quando falamos para as pessoas sobre nossos planos do sabático, tivemos as mais variadas reações, desde empolgação até preocupação de que estávamos ficando loucos.

Ler Mais Livros Pare de planejar

Mas o que me chamou a atenção foram os comentários para nós esperarmos um momento melhor. Muitas pessoas falaram para eu esperar um programa de demissão voluntário ou esperar a virada do ano para ter um bônus maior ou esperar o meu filho ficar um pouco maior para aproveitar mais.

Olhando para trás, se nós tivéssemos esperado mais 2 meses, talvez a viagem nunca teria saído. Com o COVID-19 no radar, muito provavelmente não iríamos ter iniciado a viagem e com a gravidez aqui no Brasil, muito menos. Ou seja, a nossa viagem provavelmente não aconteceria por pelo menos 3 anos (quem sabe em 2023 não tenha outra rs). E eu ainda estaria esperando essa demissão que até hoje não saiu.


Claro que a pandemia era algo difícil de prever, mas o que tirei de tudo isso é que não adianta ficar planejando muito. Perdemos muito tempo planejando e esquecemos que o objetivo final é executar, é viver.


Como disse o filósofo grego Seneca “O tolo está sempre se preparando para viver”. Eu, pessoalmente, era uma pessoa extremamente planejadora. Estava sempre querendo prever os cenários, me preparar para o momento certo.


Ler Mais Livros Planejar é confortável

Mas percebi que isso, no final, acabava virando um escudo, pois é muito mais fácil planejar do que agir.


Planejar não tem “skin in the game”. Se você errar o planejamento e não agir, você não perdeu nada.


Costumava ter várias ideias para negócios, aquele app matador, aquele modelo de negócio que anteviu a tendência. Planos perfeitos. Mas só serviram para eu ver os modelos sendo implementados por outras pessoas e acabarem me frustrando.


No fundo, planejar é confortável. Planejar nos dá um poder de controle, por isso é tão divertido. Mas na vida real temos menos controle do que esperamos, por isso é tão difícil partir para ação.


Não estou falando que você não deve se planejar. Um sabático, um novo negócio, uma carreira, precisa de um plano. Toda decisão importante precisa ser pensada antecipadamente. O que eu estou falando é que você não deve focar no planejamento e sim na execução.


Ler Mais Livros Não confunda o dedo com a lua

Como disse Bruce Lee “É como um dedo apontando para a lua... se você focar no dedo, irá perder a beleza da lua”.

O planejamento, por mais divertido que pareça, não deve virar sua desculpa para não agir.




É muito melhor ser resiliente com um plano bom do que esperar para ter o plano perfeito.

Quantos planos você não está botando em ação porque ainda está planejando? Porque ainda está esperando o melhor momento. Mudar de emprego? Ter um filho? Escrever um livro? Começar um negócio? Mudar de país? Viajar pelo mundo? Quantos planos você acha que vai deixar de realizar porque ficou velho demais?


No livro “Antes de partir”, Bronnie Ware, uma enfermeira que cuidava de pacientes terminais, listou os 5 principais arrependimentos que as pessoas têm antes de morrer e o primeiro é “Eu gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo”.


Vou escrever de novo, esse é o MAIOR arrependimento das pessoas! Sabe o que é isso? Pessoas que viveram planejando e nunca tiveram a coragem de agir.


Então PARE de planejar! Questione-se! Parta para ação! Dê o primeiro passo! E comece a apreciar a beleza da lua!


Ler Mais Livros Questione-se Comece
 

Outros posts relacionados:


 

LIVROS PARA OS QUESTIONADORES










 

Ler mais livros é compartilhar conhecimento.


Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)

79 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 commentaires


gelsontk
gelsontk
22 sept. 2020

Aproveite o sabático, Hugo! Experiência única!


Essa clareza de pensamento é o que tenho buscado e compartilhado aqui no blog... depois dá uma olhada no vídeo do Manifesto Questionador... acho que as pessoas precisam se questionarem para começar a viver uma vida mais plena... e o sabático com certeza ajuda nesse processo porque nos tira da rotina maluca do dia a dia.


J'aime

Wow, não conhecia teu blog. Muito bom! Me identifiquei bastante com essa parte:


Eu, pessoalmente, era uma pessoa extremamente planejadora. Estava sempre querendo prever os cenários, me preparar para o momento certo.

Este ano comecei um sabático e me propus a viver uma vida mais fluida. Está sendo bem interessante até agora.


“Eu gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo”.

Amen, brother. Esse é um aprendizado e prática importante pra vida. Que mais e mais pessoas possam ter a clareza desse pensamento e a coragem de tomar uma atitude fora do normal, de ser igual a todo mundo e menos você mesmo.

J'aime
bottom of page