top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Falta de tempo – A sua pior desculpa

Não existe uma desculpa pior do que “Eu não tenho tempo para ler!”. Tempo é um dos recursos mais democráticos do mundo. Não importa sua condição financeira, sua religião, seu estado civil, todos temos o mesmo tempo disponível. Como então os maiores CEOs do mundo conseguem ler 50 livros e a gente não?


A resposta: eles possuem prioridades bem definidas. Além de um mindset vencedor, que não se põe no papel de vítima e fica arrumando desculpas , como falamos no post anteiror (https://www.lermaislivros.com/post/mindset-a-principal-barreira)


Mas todos nós temos prioridades bem definidas. Sabemos no que devemos focar. Certo?


ERRADO! Ter prioridades é bem explicado por Warren Buffett (um dos homens mais rico do mundo). Buffett sugere fazer uma lista das 25 coisas mais prioritárias da sua vida e selecionar as top 5. Depois, diga não para as outras 20 coisas. DIGA NÃO! Se você está trabalhando na 10ª prioridade da sua lista, você não está utilizando o tempo para as TOP 5.


Por muito tempo, achei que nossas prioridades serviam para direcionar aquilo que gostamos de fazer ou damos importância, mas falar SIM para essas coisas é fácil. O grande segredo da prioridade é ajudar você a falar NÃO para todas as outras coisas. E, acredite, quando se tem prioridades bem definidas, fica muito mais fácil se desprender de algumas atividades que não agregam nada.


Um exemplo básico é assistir programas de TV superficiais e até mesmo o noticiário, que hoje em dia é mais tragédias do que informação. Mas vai além disso, desde pensamentos que não levam a nada, companhias que não agregam e até trabalhos sem necessidades urgentes. São essas coisas que tomam o seu tempo.


"São nossas escolhas, mais do que nossas habilidades, que mostram o que realmente somos" J.K. Rowling

Então, da próxima vez que pensar “Eu não tenho tempo para ler”, pense que na verdade você está gastando sua energia, que é limitada, em outras coisas e reflita se realmente são mais prioritárias do que a leitura. Aposto que muitas não serão. Comece a falar mais NÃO e verá janelas de tempo se abrindo para você, que seja para ler 5 páginas por dia.


Não precisa ler 50 livros como Bill Gates. Mas se ele tem tempo, por que não teríamos também?

 

Se você curtiu, compartilhe conhecimento e indique a página para os seus amigos.


Toda segunda e quinta um novo post.

39 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page