top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

A busca infeliz por um propósito

Atualizado: 20 de mar. de 2022

Se você é um questionador, você já se perguntou: Qual é o meu propósito de vida? Já leu alguma coisa a respeito, chegou a alguns livros e descobriu que esse é o grande segredo para ter uma vida mais plena, encontrar o seu propósito.


Questionadores Qual é o seu propósito?

Mas, na prática, o que isso significa?


Se você, assim como eu, não faz parte daquele 1% da população que descobre o próprio propósito logo cedo, como ser jogador de futebol, músico. Você deve ter achado essa pergunta muito difícil de ser respondida. Na minha visão, porque a pergunta está errada.


Encontrar o seu propósito nos induz a achar que é uma coisa simples, basta você procurar. Do tipo “OPA! Achei o propósito aqui, estava na gaveta de meia, escondido ali no fundo.” Você não vai encontrar o seu porquê, você precisa construir o seu porquê. (Desculpe Simon Sinek!)


O livro “So good they can´t ignore you” de Cal Newport é um que consegue atacar essa questão de forma diferente, um pouco nessa linha de construir o seu porquê. Ele cita alguns casos de pessoas dentro da curva normal de carreira, fizeram faculdade, entraram em um emprego e acharam seus propósitos. E o interessante é que para chegar aí elas precisaram adquirir conhecimento e experiência. Somente após serem muito boas em determinadas áreas elas enxergaram como as suas habilidades podem ajudar outras pessoas.


Essas pessoas não encontram o propósito, elas foram criando ao longo do tempo. Essa é a grande sacada. Você acha que o Facebook começou com o propósito de unir as pessoas ao redor do mundo? Claramente não.

Questionadores Crie o seu propósito

Você não precisa sair com uma frase que irá definir a sua vida para os próximos anos. Você só precisa de um norte. Ao longo da jornada a sua frase irá tomando forma, mas para isso você precisa se desenvolver a ponto de conseguir começar um movimento de mudança. Uma mudança pessoal e posteriormente de outras pessoas. Ou seja, propósito é trabalho, meu filho!


O problema de encarar esse processo com uma descoberta é que você fica paralisado até chegar à resposta. Uma resposta que não chega rápido. Você não toma nenhuma ação na direção certa. Prefere ficar na segurança do status quo. E adivinha, a vida passa e você fica nessa busca infeliz por um propósito, parado no mesmo lugar.


Mas então qual o melhor caminho?


O caminho é simples, mas longe de ser fácil: PARE DE PLANEJAR E FAÇA!


Se você não está satisfeito com a vida que leva, você precisa ficar exposto a coisas que te dão tesão e precisa caminhar nessa direção. Sair da zona de conforto. Você vai quebrar a cara! Mas vai sobreviver. E se conseguir levantar empolgado é um sinal que está no caminho certo.


Eu ainda não tenho um propósito formado, mas tenho algumas ideias e o blog faz parte de tudo isso. No final, pode até não levar a lugar nenhum, mas irá fazer parte da jornada.


“O sucesso consiste em ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo” – Winston Churchill

Comece a investir tempo naquilo que você gosta. Comece com 1 hora por semana. Você não precisa de uma mudança total na vida. Aprenda algo novo. Leia sobre algo novo. Desenvolva uma nova habilidade. Mas comece! Esse é o melhor jeito de construir o seu propósito.


Questionadores Pare de planejar e comece
 

Posts relacionados:

 

Para os questionadores:










 

Ler mais livros é compartilhar conhecimento.

Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page