top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Por que gostamos de usar camisas de times para sair? A ciência explica

Um dos maiores motivos de brigas e descontentamento entre casais é o uso da camisa de time para sair. Será que a percepção de quem veste a camisa é diferente? Será que existe um orgulho em vestir o símbolo do time de coração? Será que isso faz alguma diferença? A ciência diz que sim!


Questinadores Camisa de Time

Conforme falado em vários posts, o nosso cérebro funciona de forma que muitas vezes não conseguimos explicar, algumas vezes de maneira contraintuitiva. Somos influenciados por vários fatores quando tomamos uma decisão e uma das coisas mais surpreendentes é que a nossa bondade é totalmente influenciável!


No livro “Dar e Receber”, Adam Grant mostra um experimento feito na universidade de Lancaster, no Reino Unido, conduzido pelo professor Mark Levine e seus colegas. Eles recrutaram torcedores do Manchester United com o intuito de medir se o nível de bondade depende de fatores externos. (O experimento realmente foi feito com torcedores do Manchester, não estou puxando sardinha para o maior time da Inglaterra rs).


Para os torcedores era apenas um teste de conhecimento sobre o futebol. Mas o verdadeiro experimento acontecia quando eles precisavam mudar de prédio para ver um filme. No meio do caminho, um ator fingia estar correndo e caia. Contorcia-se simulando um acidente sério. A diferença era a camisa que o ator estava vestindo. Quando ele estava com a camisa do Manchester United, 80% dos participantes corriam para ajudar. Quando o ator estava com uma camisa qualquer, apenas 22% eram socorridos. E o mais impressionante era quando o ator estava com a camisa do rival Liverpool, 70% dos torcedores também ajudavam. (Para mim, foi muito surpreendente rs).


Ou seja, a bondade sim depende de fatores externos. Muitas vezes não temos a menor consciência. Somente pelo fato de nos identificarmos com semelhantes, seja pelo mesmo time ou pela paixão pelo futebol já é motivo para sermos mais bondosos.


Questionadores Ativação da identidade comum

Lembra do nosso cérebro primata? Ele identifica que a outra pessoa é um elemento do grupo e com isso está predisposto a ajudar pelo bem do grupo, pela sobrevivência. É um fenômeno conhecido como “Ativação da identidade comum”.


Concluindo, utilizamos camisas de time porque sabemos disso e estamos preocupados com a segurança do casal. Caso aconteça um acidente a chance de alguém nos socorrer passa de 22% a 80% (se você torcer por um time grande e mundialmente conhecido).


Vou falar de novo: de 22% para 80%!


Funcionalmente é muito mais seguro estar com uma camisa de time numa hora dessas. Não à toa, metade das camisas que levei no sabático eram de times de futebol.


Por isso, da próxima vez que forem ao shopping ou algum evento e alguém decidir ir com uma camisa de time, lembre-se, é alguém se sacrificando pela segurança do casal. Sem brigas! É tudo pelo bem.


Questione-se! Que outros fatores influenciam a sua bondade?

 

Posts Relacionados:

 

Livros para os questionadores

Ler mais livros é compartilhar conhecimento. Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)


68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page