top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Como ser mais produtivo e sair dessa vida cansada?

O dia começa com o despertador te assustando, você levanta com aquela impressão que tirou apenas um cochilo. Meio grogue, vai fazer o café da manhã, abre a geladeira e esquece o que estava procurando. Come correndo, se arruma, ajuda os filhos a se prepararem para mais um dia, se estressa procurando aquela calça do filho que tinha lavado no dia anterior, mas não se lembrava.


Ler Mais Livros Como ser mais produtivo

Na hora de sair, não sabe se trancou a porta e precisa voltar para verificar. No caminho do trabalho, lembra que tinha uma conta atrasada para pagar e manda uma mensagem para esposa (ou marido) te lembrar de noite.

Começa a trabalhar, mas é tanta coisa para resolver que já te dá uma dor de cabeça. Vai falar com um colega sobre o projeto e com tanta coisa para pensar, perde a linha de raciocínio. Precisa se concentrar para entregar aquele relatório, mas qualquer ruído em volta é motivo para distração. No final do dia parece que seu cérebro está derretendo. A única coisa que você quer é sentar no sofá e desligar a mente.


No caminho de casa, sua pálpebra começa a tremer, sensação incômoda que não passa e te deixa mais irritado. Em casa, está tão cansado que não consegue fazer mais nada além do essencial, comer, tomar banho e por os filhos para dormir. Vai para a cama exausto e acorda no dia seguinte assustado com o despertador.


Se você se identificou com várias situações, muito provavelmente você está com fadiga mental. A vida moderna nos trouxe várias comodidades, mas também trouxe uma carga de estresse e um volume de informações que ainda não aprendemos a gerenciar.

Questionadores Como quebrar o ciclo vicioso

Ao longo desses últimos 5 anos, procurei ler e aprender formas de quebrar esse ciclo vicioso do dia a dia. Um ciclo onde passei boa parte do tempo e onde a grande maioria das pessoas também passa. Comecei me questionando: Como poderia ser mais produtivo? Como poderia otimizar o meu tempo? Como ficar menos cansado?


Uma das conclusões mais óbvias que cheguei é que nosso maior ativo hoje em dia é o cérebro. Ele é nosso instrumento de trabalho. Se antes as pessoas vendiam a “força” de trabalho, hoje vendemos o “cérebro” de trabalho. Mas é impressionante como não temos essa noção.


Se ele é o nosso ativo mais valioso, porque não sabemos como cuidar dele?


Existem milhares de técnicas e academias para cuidar do nosso corpo. Mas nunca vi alguém discutindo como cuidar da nossa mente. E essa é a grande disrupção do ciclo. Para sair dessa vida cansada e aumentar a sua produtividade é preciso aprender como deixar nosso cérebro “em forma”.


Questionadores Cérebro é como músculo

O primeiro passo é ter consciência de que a nossa mente funciona como um músculo. Se você não usar da forma correta, ele atrofia e se você usar demais, ele fadiga. O cérebro também precisa de um tempo de descanso. Isso quer dizer que devemos usar o cérebro em um dia e no outro não? Exatamente! Por isso existe o domingo.

Não! O horário de descanso do cérebro é quando estamos dormindo. De forma bem grosseira e usando uma analogia bem tecnológica, armazenamos toda a informação do dia em um arquivo temporário e na hora do sono é quando o cérebro transfere as informações, separando o que é útil (o que você aprendeu no dia) para a pasta de memórias de longo prazo e jogando fora aquilo que não presta (a briga entres os participantes do BBB que você ficou 1h vendo, agradeça o seu cérebro por esse processo). Depois disso, ele formata o disco e, por último, recarrega a energia para o próximo dia.


Se você acorda assustado e cansado, provavelmente está interrompendo a última etapa. A consequência disso é que você não terá energia mental para aguentar o dia seguinte, explicando porque você chega tão cansado do trabalho, horário que você queria utilizar para ser produtivo em outras coisas além do trabalho. Você cai de novo no ciclo. Você até tem a intençao de ler mais, fazer algo diferente, mas simplesmente não tem energia.


Por isso manter a energia do cérebro alta é o seu primeiro objetivo. De forma prática, você precisa garantir que o cérebro abasteça 100% da bateria (dormir melhor), melhorar a fonte de energia do seu cérebro (alimentação e suplementos) e otimizar como ele gasta a energia ao longo do dia.


Assim como manter o corpo em forma não é tarefa fácil, manter o cérebro em forma também não é. Mas se você está disposto a sair dessa vida cansada, nos próximos posts irei trazer o que tenho feito e o que tenho aprendido sobre o assunto. Práticas que irão destravar a sua mente e irão potencializar o seu cérebro.


Questione a sua rotina! Questione se você está satisfeito com a sua produtividade! Questione o que você tem feito para mudar! E abra a sua mente!

Questionadores Preparado para a mudança
 

Posts relacionados:

 

Para os questionadores:










 

Ler mais livros é compartilhar conhecimento.

Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page