top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Pare de brigar com a gravidade

Uma pessoa estava andando de bicicleta quando, de repente, cai e se machuca. Indignada, a pessoa levanta, pega a sua bicicleta toda ralada e começa a discutir com a gravidade:


“Pô gravidade, que negócio é esse! Me puxando para baixo! Tá de sacanagem?”


Ler Mais Livros Pare de lutar contra a gravidade

Outra pessoa que estava passando no momento do acidente olha aquilo e fica intrigada:

“Como assim, ela está brigando com a gravidade? Que sem noção. Será que ela não percebe que não tem como ela mudar a gravidade? Será que ela não percebe que não vai levar a nenhum lugar? Que pessoa mais louca!"


Li esse conto em algum livro que agora não me recordo (provavelmente sobre Estoicismo). A princípio ele parece bobo, mas refletindo como encaramos os nossos problemas no dia a dia, por mais maluco que pareça, costumamos ser a pessoa que caiu da bicicleta.


Pense em quantas coisas não temos o menor controle e mesmo assim costumamos ficar irritados, xingar e ficamos abalados por várias horas.


Ler Mais Livros gastamos energia com o que não temos controle

Desde coisas banais, como ficar irritado com o clima, com o trânsito, passando por ficar de mau humor com a variação das suas ações, com a derrota do seu time (esse ainda não consegui superar rs) e chegando em temas mais profundos como a sua expectativa em relação ao sentimento das outras pessoas (Será que elas gostam de mim? Será que elas irão me julgar?) e o impacto de eventos passados (que você não pode mudar) e futuros (impossível de prever). Tudo isso é "gravidade"!


Não estou falando para você não sentir nada nessas situações, isso também não está sob nosso controle. A grande diferença é a sua resposta a todos esses sentimentos, isso sim temos total controle.


Um exemplo pessoal era como eu ficava frustrado quando tentava mudar alguns hábitos de pessoas próximas, como a leitura e o sono, sem muito sucesso, tentando com várias pessoas. Por algum tempo, isso drenava minha energia. Até me dar conta que estava lutando contra a gravidade. Não tenho o poder de mudar a mentalidade das pessoas, por mais queridas que elas sejam.


Ainda sinto que deveria ajudar, mas a minha reposta ao sentimento mudou de frustação para compreensão. Talvez não seja o momento certo da pessoa ou não seja a prioridade, então comecei a focar a minha energia em ajudar quem está com o mentalidade de mudança.


A nossa energia e o nosso tempo são finitos, ou seja, se você está gastando com coisas que não possui controle, consequentemente não está utilizando em coisas que você poderia agregar.


Foque em coisas que dependem de você: melhorar a sua mentalidade, estar presente, agir conforme seus valores, estar com as pessoas certas, aprender sempre algo novo e ler mais livros.


Questione-se e pare de desperdiçar sua energia brigando com a gravidade!


"Não é que temos pouco tempo para viver, mas que desperdiçamos muito dele" Seneca
Ler Mais Livro Pare de brigar com a gravidade
 

Outros posts relacionados:


 

Para os questionadores:


34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page