top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

MVH - O menor esforço para sair da vida cansada

Ao longo desses últimos anos, experimentei e incorporei vários novos hábitos à minha rotina, desde acordar às 6h, fazer jejum intermitente, meditar, fazer exercícios regularmente, ler mais livros até coisas malucas que funcionam muito bem para o cérebro, como treinar a respiração e tomar banho gelado.


Questionadores MVH menor hábito viável

No livro “Ferramenta de Titans”, Tim Ferris entrevista pessoas bem sucedidas de várias áreas de atuação, desde atores, jogadores de poker até grandes empreendedores e todos, sem exceção criaram suas próprias rotinas e cultivam hábitos saudáveis.


Sair dessa vida cansada, esse ciclo louco do dia a dia (leia o post “Como ser mais produtivo e sair dessa vida cansada?”), começa com criar uma rotina poderosa, um processo que te ajude. Porque motivados para ter uma vida melhor, todos somos. O que nos diferenciam são os hábitos que cultivamos.

“Motivação é o que te faz começar, Hábitos é o que te faz continuar.” – Jim Rohn

Mas sabemos que criar novos hábitos não é tarefa fácil. O nosso cérebro primata é preguiçoso e não gosta de novidades.


Por isso, se eu fosse escolher apenas 1 hábito para aconselhar alguém que está querendo mudar a vida, qual seria? Aquele hábito matador, de preferência que exige pouco esforço e dê o melhor resultado, o melhor custo benefício? Afinal não temos muito tempo disponível, certo?


No livro “Practice”, Seth Godin fala de achar a sua menor descoberta viável para ajudar na mudança, aqui irei chamar de MVH (Minimum Viable Habit), o menor hábito viável.


Lembrando, não é o hábito que mais mudou a minha vida, é o melhor para começar.


Começar é um passo monstruoso. Já percebeu que quem não tem um hábito saudável, como por exemplo, se exercitar regularmente, costuma não ter outros hábitos saudáveis, como se alimentar bem? Já aquele seu amigo atleta, que além de correr, acorda antes das 5h e ainda tem uma alimentação balanceada. Hábitos bons puxam outros hábitos bons. Por isso, o importante é começar um MVH.


E o melhor MVH, na minha opinião, é:


Ler 2 páginas de qualquer livro todos os dias logo pela manhã durante 30 dias.


DUAS PÁGINAS! Apenas duas páginas, não três, não uma, DUAS PÁGINAS POR DIA. TODOS OS DIAS por 30 dias! Explico porque considero o melhor MVH.


1) Porque ler faz bem para o seu cérebro. Vai que isso vira um hábito de verdade. Se você ler 2 páginas por dia, terá lido 1 livro a cada 3 meses e 4 livros no ano. Já é bem mais que a média da população brasileira. E todo mundo sabe que isso faz bem, diferente da meditação que ainda gera uma desconfiança.

2) Todo mundo tem um livro a disposição para começar, nem que seja em PDF. Não tem desculpa para não começar amanhã. Isso, comece AMANHÃ! Outros hábitos como tomar o Bulletproof Coffee, por exemplo, exigiria comprar primeiro os ingredientes e seria mais uma desculpa para não começar.


3) Leva no máximo 5 minutos. CINCO MINUTOS! Não venha falar que não tem 5 minutos logo pela manhã. Pode ler enquanto escova os dentes ou fazendo o serviço matinal rs. DUAS PÁGINAS! Você vai conseguir encaixar duas páginas na sua rotina. Fazer exercício também é bom, mas pode tomar de 30 minutos à 1 hora, quem tem esse tempo disponível todos os dias?


4) Você não precisa aprender a ler, assim espero. É algo fácil, não é algo novo. Meditar talvez seja o melhor hábito que você possa incorporar no dia a dia, mas exige esforço de aprender e esforço é chato. Comece com a leitura.


5) Não depende de fatores externos como o tempo. Se você pensou em correr na chuva é porque nunca tomou banho gelado às 6h no inverno rs. LER DUAS PÁGINAS POR DIA DURANTE TRINTA DIAS, não depende de sol, frio ou chuva, sem desculpas.


Faça isso por 30 dias sem parar, incluindo finais de semana. Se propor a fazer desafios por 30 dias é uma boa ferramenta para criar bons hábitos. No final, se achar que vale a pena, continue ou aumente o número de páginas. Com o tempo novos hábitos serão incorporados e essa vida cansada ficará para trás. Mas o segredo é começar. COMECE!

“O segredo de progredir é começar. O segredo de começar é dividir as tarefas árduas e complicadas em tarefas pequenas e fáceis de executar, e depois começar pela primeira” – Mark Twain

 

E você? Tem algum hábito para compartilhar? Qual o MVH que você indicaria? Deixe nos comentários.


Post relacionados

 

Livros para os questionadores


Ler mais livros é compartilhar conhecimento.

Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page