top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Falta de tempo ou falta de coragem?

Atualizado: 16 de nov. de 2020

“Estou trabalhando demais”, “Meu chefe não para de me passar atividades”, “Não tenho tempo para os meus filhos”, “Não tenho tempo para descansar”, “Não consigo parar para respirar”, “Se eu tivesse mais tempo no dia, conseguiria me exercitar”.


Questionadores Falta de tempo

Quantas vezes você já falou isso ou ouviu algum amigo falando? Um dos maiores problemas hoje em dia é conseguirmos gestionar o nosso tempo.


Mas a causa raiz desse problema é porque não sabemos priorizar as nossas tarefas.


Como assim? Que besteira! Claro que sei priorizar. Tenho as minhas prioridades bem definidas.


O grande ponto não é ter uma lista de prioridade e sim como você usa a prioridade. A maior dificuldade não é falar SIM para aquilo que é prioritário. Todo mundo quer falar sim para o que é mais prioritário. Claro que eu quero ficar mais tempo com a minha família. Claro que eu quero entregar o melhor trabalho, aquela apresentação perfeita! Todos querem.


Porém, prioridade não tem a ver com o SIM, isso não requer nenhum esforço. A prioridade é definida pelas coisas que você fala NÃO. Falar não exige esforço, pode desapontar, gerar conflito, exige coragem, mas é de fato priorizar.

"A arte da liderança é dizer não, não é dizer sim. É muito fácil dizer sim." Tony Blair

Um caso engraçado é a estratégia “25/5” de Warren Buffett. Engraçado porque não foi ele que falou, mas o caso viralizou e em vários lugares ele é atribuído ao mago de Omaha. No livro “The third door”, Alex Banayan conta a sua saga para conseguir uma entrevista com Buffett. Ele entrou no famoso encontro anual da Berkshire Hathaway, a famosa empresa de Buffett e fez a seguinte pergunta:

Questionadores Priorização

“Sr. Buffett, eu escutei que um jeito do senhor focar a sua energia é escrever as 25 coisas que deseja alcançar, escolher as top 5 e evitar as outras 20. Eu estou curioso como chegou a isso e que outros métodos você usa para priorizar seus desejos?”



A resposta de Buffett: “Bem, eu estou mais curioso em saber como você chegou a isso?”. Toda a plateia caiu na risada.


O método atrelado a Buffett nunca foi de Buffett, mas a sua essência é fantástica porque prova o ponto da priorização. Costumamos ter, de forma consciente ou inconsciente, uma lista de prioridades. O difícil é falar NÃO para as 20 coisas menos prioritárias da lista. Reflita!


Como disse (de fato) Warren Buffett:

“A diferença entre uma pessoa bem sucedida e uma pessoa realmente bem sucedida é que a pessoa realmente bem sucedida fala NÃO para quase tudo.”

E por que é tão difícil falar NÃO?


Porque somos animais sociais. Voltando a nossa mente primata (leia o post sobre o cérebro primata), aprendemos que viver em sociedade, caçar em grupo. É mais seguro e por isso não queremos quebrar os laços seja de amizade, seja de coleguismo no trabalho e até mesmo do seu contrato de trabalho. Porque construir esses laços leva tempo, pois laços são construídos na confiança. E confiança é construída através de consistência ao longo do tempo.

Questionadores Difícil falar não

Porém, com o medo de quebrar os laços, abraçamos mais atividades, ficamos mais tempo do que devíamos no trabalho, vamos a eventos que nem mesmo queríamos estar, ficamos conversando com pessoas que nem temos realmente afinidade. Por isso é tão difícil falar não para a saideira (rs).

E quem paga a conta? Nosso próprio tempo e, em alguns casos, a nossa saúde. Será que esse trade-off está balanceado? Questione-se.

Se você está reclamando de falta de tempo é porque está deixando o seu cérebro primata tomar conta do jogo.

É porque está se escondendo atrás do SIM.


É porque não está de fato focando nos seus 5 principais objetivos.


Priorizar é um ato de coragem. Coragem para falar NÃO!


"Somente dizendo NÃO é que você pode se concentrar nas coisas que realmente importam" - Steve Jobs
 

Posts Relacionados:

 

Livros para os questionadores


Ler mais livros é compartilhar conhecimento.

Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page