top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Não gaste seu tempo tentando ajudar os outros

Na famosa série Dr. House, o personagem principal dr. Gregory House tem uma máxima que é “Pessoas não mudam!”. Com seu sarcasmo todo afiado, ele acredita que todas as pistas que levam a uma mudança comportamental dos seus pacientes é pura besteira. Ou o paciente está mentindo ou existe alguma explicação biológica por trás. Mas será que isso é verdade?

Não gaste seu tempo tentando ajudar os outros

No livro “Dar e Receber”, o autor Adam Grant explica que existem basicamente três tipos de pessoas: as tomadoras, que só pensam em tirar vantagens das situações, os compensadores, que pensam tudo como uma questão de troca, “eu te ajudo, mas espero uma ajuda depois” e os doadores, pessoas que ajudam sem pensar muito na retribuição.


Um fato curioso é que os tomadores geralmente ocupam bons cargos nas empresas, mas os melhores do mercado, na sua maioria, são doadores, pois eles conseguem criar uma rede de confiança que os levam até o topo. Porém, o nível mais baixo de produtividade e sucesso também está cheio de doadores.


E o que diferencia a faixa do topo da faixa de baixo? A capacidade de entender como o jogo funciona e saber se esquivar das armadilhas no caminho. A capacidade de saber quando está sendo explorado por um tomador ou um compensador.


Para mim, o que pode ser determinante na produtividade do doador é ter a consciência do dr. House: “Pessoas não mudam..”. Ou melhor “Pessoas não mudam ... porque você quer”.


Uma das maiores causas da improdutividade de um doador é tentar ajudar alguém que não pediu para ser ajudado.


Oferecer a sua ajuda para alguém que não pediu só leva à frustração, talvez para os dois lados. A pessoa que “aparentemente” precisa de ajuda muitas vezes sabe que precisa de ajuda, mas não vê com tanta prioridade e acaba desistindo ou se sentindo mais frustada.

Quem ajuda quer dar o máximo para cumprir com essa tarefa, mas não vê resultado pois não existe comprometimento do outro lado e acaba se decepcionando.


Tudo isso ocorre porque existe algo que se chama “motivação”. E esse é um fator crítico, um fator primordial.

Uma pessoa só muda se estiver motivada

Uma pessoa só muda se estiver motivada. Ponto. E a motivação é algo pessoal. A pessoa só muda se encontrar motivação interna para mudar. Pode ser por algum trauma, algum momento de reflexão, alguma doença crítica, algum evento como o nascimento do filho, porém nada muda se a motivação não aparecer.


E nenhum doador consegue plantar a motivação. Não perca o seu tempo tentando ajudar uma pessoa que não pediu a sua ajuda. Ela não vai ter a motivação necessária para mudar.


Isso vai liberar um tempo enorme e uma energia monstruosa do doador.

“Você nunca irá convencer totalmente uma pessoa que ela está errada, somente a realidade pode”- Nassim Taleb

Somente a realidade irá motivar a pessoa a mudar.


Mas então não vale a pena ajudar as pessoas? Não é muito egoísmo da nossa parte?


Ajudar os outros é algo da natureza humana. Faz parte do nosso ser porque nos ajudou a chegar onde chegamos, o cérebro primata sabe da importância de se criar confiança.


Ajudar os outros faz tão bem, que biologicamente somos compensados. Uma sensação de bem estar toma conta do nosso corpo e da nossa mente quando ajudamos os outros.


Mas para fazer isso direito, você deve ajudar somente aqueles que procuram a sua ajuda. Ou como disse Platão; “Minha mãe é uma excelente parteira, mas ela não poderia fazer uma mulher dar à luz sem ela estar grávida”.

Livros são tão importantes para o crescimento

O que você pode fazer é deixar todo o seu conhecimento à disposição das pessoas, por isso os livros são tão importantes para o crescimento da humanidade. O conhecimento está a disposição para quem quer mudar.


Deixe claro que está sempre aberto a ajudar, como disse o provérbio chinês “Quando o estudante está pronto, o mestre aparece”.

“A habilidade de aprender, os meios de aprender são abundantes. É o desejo de aprender que é escasso.” Naval Ravikant

Gaste seu tempo e energia com quem realmente precisa e o mundo irá agradecer, pois os doadores são as pessoas que fazem esse mundo cada dia melhor.

Os doadores são as pessoas que tornam o mundo melhor
 

Posts Relacionados:

 

Livros para os questionadores


Ler mais livros é compartilhar conhecimento.Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)




67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page