Você já percebeu que toda vez que alguém pergunta algo muito básico, a pergunta vem com um pedido de desculpas? Por que tratamos a ignorância como se fosse algo ruim? Quantas coisas deixamos passar e deixamos de aprender porque ficamos paralisados com o medo de ser taxado de ignorante?
Primeiro, existe um problema de mindset. Se sempre acreditarmos que inteligência é algo fixo e inato, a ignorância também será. Por isso temos medo de cair nessa categoria, de mostrar que estamos no segundo grupo. O que é uma grande besteira.
Segundo, encaramos a ignorância como sinal de fraqueza. Principalmente no mundo corporativo acreditamos que não se pode mostrar sinais de ignorância. Você sempre precisa saber o que está acontecendo e falar com propriedade, pelo menos parecer que está falando. É melhor falar besteira com propriedade do que assumir que não sabe das coisas.
No seu livro “Mais forte do que nunca”, Brené Brown fala como odiamos parecer vulneráveis, por isso evitamos parecer ignorantes. Preferimos não opinar, preferimos não discutir, preferimos não perguntar, preferimos não aprender.
Mas como disse Brené, vulnerabilidade é o nascimento da criatividade, inovação e da mudança. Para criar, para inovar, para mudar, você precisa aceitar a ignorância.
A ignorância nada mais é do que o estado inicial da aprendizagem. Inclusive a capacidade de se manter ignorante e curioso é o que motivou Newton, Da Vinci e Einstein a produzirem por tantos anos. Eles abraçaram a ignorância e partiram para entender o que o mundo inteiro não entendia.
“A liberdade para parecer ridículo pode ser uma das chaves do sucesso dos gênios” – George Leonard
Da mesma forma, abrace a ignorância. É a única forma de evoluir.
Não tenha medo de perguntar, não tenha medo de parecer ignorante.
Se não sabe sobre finanças, se não sabe sobre alguma ferramenta, se não sobre algum assunto, procure alguém que esteja disposto a ensinar e pergunte.
O problema não é ESTAR ignorante, o problema é FICAR ignorante.
Procure sempre o estado de ignorância em algum tema e depois encontre uma forma para sair. Se você não se sentiu ignorante nos últimos dias é porque não está aprendendo nada novo, é porque não está mudando.
Qual foi a última vez que você se sentiu ignorante?
Questione-se! Mude!
Posts Relacionados:
Livros para os questionadores
Ler mais livros é compartilhar conhecimento.Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)
Comments