top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Não leia mais, leia melhor: 5 passos para você ler de forma eficiente

Atualizado: 21 de jun. de 2021

Um dos motivos pelos quais as pessoas não gostam muito de ler livros é porque elas não aprenderam a ler de forma eficiente. Por muito tempo, eu também lia assim.

Não leia mais, leia melhor

Apenas pegar um livro e ler até o final não garante que você irá memorizar o conteúdo, mesmo que ele seja muito bom.


A ideia principal do livro você vai guardar, na maioria das vezes (confesso que não lembro de alguns). Mas alguns pontos importantes e secundários irão sumir da sua cabeça com o tempo, em pouco tempo para ser sincero.


A pessoa então leva 3 meses para terminar um livro de 200 páginas para esquecer o que leu em 1 mês. Não é à toa que muitas pessoas desistem do processo e nunca mais pegam um livro para ler.


Para não cair nessa cilada, sugiro você repensar a sua leitura. Ler um livro, não é passar por todas as páginas, precisa ser algo menos reativo. Você precisa estudar o livro. Eu, particularmente, uso um processo que pode servir de exemplo para você.


Utilize, critique, melhore e compartilhe para que mais pessoas possam ler de forma eficiente.


1° passo: Entenda a mensagem e saiba o que está procurando


Faça anotações

O primeiro passo é o mais difícil: Ler o livro (rs). Mas leia fazendo anotações no livro.


Por muito tempo não rabiscava os livros. Acho que é algo que aprendemos na escola: Não rabisque livros porque você pode passar para outra pessoa. Mas pense que bom seria receber um livro com anotações importantes e trechos marcantes já identificados.


RABISQUE o livro. Sublinhe. Faça anotações.


E saiba o que você está procurando, isso facilita você lembrar de anotar. Por exemplo, eu sempre sublinho frases marcantes para usar nos meus posts, histórias bacanas que posso compartilhar e procuro sempre aquela frase que resume o ponto principal de cada capítulo.


2° passo: Procure um vídeo do autor falando sobre o livro


Hoje em dia, a melhor forma do autor fazer o marketing do livro é através de participações em entrevistas de podcasts ou canais do YouTube. Gosto de procurar esses vídeos após ler o livro, porque o próprio autor vai destacar os principais pontos na visão dele. Sabendo a mensagem principal e o que ele falou no livro fica muito mais fácil de absorver as suas falas.


3° passo: Depois de algum tempo, volte e faça um resumo à mão


Faça resumo a mão

Deixei o livro descansar por um tempo (tipo carne que sai do fogo, fica mais saborosa rs). Uma ou duas semanas. Então, volte ao livro e faça uma leitura dinâmica (sim, praticamente leio cada livro 2x).


Quanto mais marcações você fizer no passo 1, mais dinâmica será a sua leitura.


Passe pelos principais pontos e FAÇA UM RESUMO, de preferência a mão para ajudar na memorização. Em geral, faço algo entre 2 a 5 páginas.


A cada capítulo tento escrever com as minhas palavras um tweet da mensagem principal ou destacar uma imagem que vem à cabeça quando penso na mensagem.


4° passo: Faça um desenho de uma página


Faça um desenho

Tente resumir tudo que você aprendeu em uma página. Essa é a parte difícil. Não pelo desenho. Faça do jeito que você conseguir, o objetivo não é ficar uma obra prima. É criar elementos visuais para ajudar na sua memorização.


Se você leu o post “4 dicas para melhorar a memória e um desafio”, sabe que transformar coisas abstratas em imagens é a melhor forma de memorizar. E se você conseguir criar uma narrativa para os temas, melhor ainda, uma linha cronológica para lembrar de tudo.


E conseguir criar uma imagem que comporte todos os pontos é dificil. Mas com o treino e alguns desenhos ruins, você irá conseguir


5° passo: Compartilhe


Compartilhe o seu resumo

O último passo é compartilhar o seu resumo.


O fato de você se forçar a compartilhar faz com que você tenha que entender muito bem cada ponto. Se você consegue ensinar é um sinal que realmente aprendeu.


Além disso, você estará ajudando outras pessoas a entender melhor o tema. Crie a sua imagem e compartilhe.


 

Com esses 5 passos, a absorção do conhecimento será muito maior, porque além de ler, você irá ouvir o autor falando, irá utilizar a sua habilidade crítica para resumir, fortalecerá a memória escrevendo e a utilizará a sua memória visual com o desenho.


Re-aprenda a ler. Dessa vez, de forma eficiente.


Estude o livro e memorize as principais informações.


Não leia mais, leia melhor!
 

Posts Relacionados:



 

Livros para os questionadores:



Ler mais livros é compartilhar conhecimento.


Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page