top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

O segredo para ler 1 livro por semana

Até agora falamos de várias dicas para tornar a leitura uma rotina, como se concentrar, como ouvir audiolivros, como começar o dia lendo, mas como colocar tudo isso no dia a dia?


“Quanto tempo você lê por dia para conseguir ler 1 livro por semana?”


Vou descrever a minha rotina e quanto tempo leio por dia. Claro que você terá que encontrar a melhor maneira de adaptar para a sua realidade, mas colocarei algumas dicas para te ajudar.

Conforme escrevi no post “Pense grande, comece pequeno”, a melhor hora para ler é logo cedo. Acordo às 5h30, faço o café e enquanto espero, leio umas 8 páginas. Se estiver interessante, leio mais um pouco (média 15 min)

De vez em quando, tomo café da manhã fora de casa e esperando o pão com ovo leio mais algumas páginas. (5 min -10 min)


No caminho do trabalho vou lendo um livro ou ouvindo (dias de chuva ou quando o audiolivro está muito interessante). Perceba que sempre estou lendo mais de 1 livro por vez.

Aqui vale falar mais pois acredito que a grande maioria das pessoas pode melhorar. Moro perto do trabalho, o que me possibilita ir caminhando por 15 min, mas poderia muito bem ir de bicicleta ou patinete (impressionante a quantidade de pessoas que trocaram um hábito saudável como caminhar pela moda dos patinetes) e até de Uber.

Ir caminhando é uma escolha.

Primeiro, porque andar 10 mil passos por dia (+/- 4km) e 10 min de vitamina D fazem bem para o sono (falaremos da importância do sono na concentração em outros posts). Segundo, consigo um tempo para ler. Parece loucura, mas depois de chutar umas calçadas, você aprende os pontos onde precisa tomar cuidado e os pontos onde precisa olhar para a frente para ter visão onde estão os cocos e buracos para desviar.


Se você não mora tão perto do trabalho, pense como conseguiria seus 15 min. Por exemplo, se vai de carro já pesquisou algum estacionamento mais distante? Provavelmente será mais barato e ainda fará bem para a saúde. “Mas e em dias de chuvas? Já perco tempo demais no transito para ficar andando”, a vida é feita de trade offs, criar a rotina saudável exige esforços.

A Resistência sempre será mais fácil e confortável

(leia “A guerra da arte”)


Aprenda também a ouvir audiolivros no caminho. Conforme postei em “Aprenda a ouvir”, não recomendo pela quantidade de distrações se for de carro ou metrô, mas se você conseguir, perfeito ou aproveite o tempo nos deslocamentos entre a estação e o seu destino. Se você vai trabalhar de fretado ou Uber/taxi, recomendo muito colocar o audiolivro na rotina.


Voltando do trabalho. Mais 15 min. Sem o horário de verão, sempre volto ouvindo um áudio.


No final da noite, uma dica muito útil aos pais. Depois de ler para meu filho, combino com ele que irei ler algumas páginas, além do bom exemplo, consigo ler mais 10 min, tempo dele pegar no sono. Ou quando troco com a minha esposa e ela faz ele dormir, ouço lavando louça (outra dica boa) ou sentado no sofá em vez de ver as notícias ruins na TV.


Se o livro está interessante, tento ler mais um pouco antes de dormir, mas tenho parado de ler antes de dormir, pois acaba sendo bem improdutivo pelo cansaço. (+15 min)


No total, são 1h a 1h15 de leitura por dia. Considerando 1 min por página e desconsiderando que andando leio mais devagar, dá umas 50 páginas por dia. Um livro médio tem umas 250 páginas, o que dá 1 livro por semana, sem considerar o final de semana.


Colocando no tempo não parece nada do outro mundo. Não faço leitura dinâmica, tento fazer tudo em momentos que não impacte minha vida social (tipo ler no almoço sozinho) ou o tempo com a família (no final de semana talvez rs).


Em linhas gerais, nada fora do normal, totalmente aplicável a quem queira focar em se auto desenvolver e começar a ler mais.


O SEGREDO é encontrar a sua 1h de leitura por dia, ter disciplina, sair do piloto automático e melhorar a sua concentração!


"Se você dedicar 1 hora por dia para estudar um assunto, você será um expert nacional sobre o assunto em 5 anos ou menos"


Earl Nightingale


 

Se você curtiu, compartilhe conhecimento e indique a página para os seus amigos.

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page