top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

A verdade que morreu de velha

“Eu não tenho mais idade para mudar”, “Eu já estou tantos anos aqui, não saberia fazer outra coisa”, “Já estou velho para aprender coisas novas”.


Questionadores Idade para mudar

Muitas pessoas ainda acreditam na verdade que nossos pais nos contaram sobre segurança. Trabalhe numa boa empresa e garanta uma boa aposentadoria, esse é o único jeito de conseguir uma vida boa e segura.


Desculpem! Essa crença um dia já foi verdade, mas esse tempo já passou.


Primeiro porque depender da aposentadoria do INSS é um grande risco. Basicamente a conta previdenciária não fecha para o governo e a probabilidade é que a idade mínima aumente cada vez mais, com o aumento da expectativa de vida da população. Ou seja, teremos que trabalhar mais tempo que nossos pais.


Segundo, a transformação tecnologia está avançando a passos cada vez mais largos. Conforme uma pesquisa de 2018 da Dell intitulada “Projetando 2030”, 85% das profissões de 2030 ainda não existem hoje. Ou seja, se você não se reinventar em 12 anos, é melhor que esteja nos 15% restante. A grande chance é que não estará.


Questionadores Antifrágil

Somando esses dois fatores, maior tempo de trabalho e disrupção do mercado, as chances de você não terminar a sua carreira no seu atual emprego é muito grande. Se você é da geração X pode começar a chorar. Se você busca segurança e acha que a melhor coisa é continuar no mesmo lugar, pense de novo!


No fantástico livro “Antifrágil”, Nassim Nicholas Taleb fala como as pessoas que possuem um emprego fixo acham que estão seguras, mas que isso é um erro fatal. Essas são as pessoas que estão na condição mais frágil. Por ter uma renda exclusivamente de uma única fonte, um evento inesperado pode tirar toda a renda da pessoa. Do contrário, ele explica, um taxista tem uma renda mais variável ao longo do ano, apesar de parecer “menos seguro” é na verdade Antifrágil, pois a sua renda é pulverizada entre os passageiros e ele tem flexibilidade para se adaptar, procurando passageiros em outros pontos da cidade.


Mudar, criando novos hábitos, estudando e se reinventando não é mais uma opção, é uma questão de sobrevivência e é o único caminho para garantir a sua segurança.


Questionadores acesso ao conhecimento

A boa notícia é que a transformação tecnológica trouxe com ela o acesso ao conhecimento. Nunca foi tão fácil acessar a informação. Cursos, vídeos, livros, tudo ao alcance do clique. Existem muitos conteúdos de qualidade de graça hoje em dia. Basta saber o que e como procurar. E mais importante, basta você repensar a sua educação.


Aquele pensamento de que estudar era somente na adolescência acabou. Agora seremos estudantes eternos, quem parar vai ficar para trás. O diploma perdeu todo o sentido se 85% das profissões vão mudar. Estude!


Se quiser ser Antifrágil, estude! Estude finanças pessoais e investimentos para não depender de uma única fonte de renda. Diversifique. Aprenda novas coisas, desenvolver um app, fazer um vídeo no YouTube, escrever um livro, criar um produto, criar uma empresa. Tenha um novo hobby. Repense a sua carreira. Questione os seus hábitos.


Mude! Porque a segurança que tanto nos orgulhávamos já morreu de velha!

"Se você não gosta de como as coisas são, mude! Você não é uma árvore!" - Jim Rohn
 

Posts relacionados:

 

Livros para os questionadores


Ler mais livros é compartilhar conhecimento.

Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page