top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

  • Foto do escritorgelsontk

Não deixe São Pedro jogar um balde de água fria na sua viagem

Atualizado: 12 de abr. de 2021

Você já viajou de férias para o mesmo lugar em épocas diferentes? A experiência em uma outra cidade é completamente diferente dependendo do clima, principalmente se for um tempo chuvoso.

Sabático Previsão do tempo

Com chuva é sempre mais difícil se locomover, com capas, guarda-chuva, carrinho de bebê. Não conseguimos aproveitar para visitar lugares abertos como parques e nem tirar fotos dos monumentos da cidade. Ou seja, estraga bastante a programação.


Morando no Brasil também não somos muito preparados para outras imprevisibilidades climáticas, como tufões e terremotos.


Por isso, numa viagem ao redor do mundo precisamos incluir a previsão do tempo no nosso planejamento. Não deixe que o tempo jogue um balde de água fria na viagem dos seus sonhos.

Weather2travel site clima

Com a lista de cidades, utilizando o site "Weather2Travel" para verificar a condição climática de cada cidade e, com isso, definir a melhor época do ano para estar em cada lugar.


Dessa forma, começamos a definir uma rota para a nossa viagem.


Sabático como se preparar para o tempo

No site, escolha a dentro de "Weather", a opção "Climate Guide" e coloque a sua cidade.


Conseguimos o nível de chuvas por mês em cada cidade, a quantidade média de dias com chuva no mês e as temperaturas em cada cidade.


Colocando as informações das nossas pesquisas na planilha , ficou uma coisa bonita, assim (iremos disponibilizá-la no email):

Sabático planilha do clima

Fizemos as janelas de melhores meses em cada cidade e começamos a brincar com o quebra-cabeça, movendo as linhas até conseguir ficar com uma rota razoável.


O nosso plano era seguir o verão, fugindo do frio tentando pegar poucos dias de chuva e porque a mala fica bem mais leve sem roupas de frio.


Mas, claro, essa escolha depende das suas preferências, o frio também tem as suas belezas e vantagens.


As cidades com climas parecidos tendem a ficar perto uma da outra, mas dependendo das cidades escolhidas, a ordem dos blocos pode ficar bagunçada no mapa. Começar em uma cidade na Austrália, depois ir para Barcelona e voltar para a Ásia, geograficamente pode não fazer sentido.


Um ponto importante aqui é a data de saída. Dependendo do mês do ano que você for sair, o plano pode mudar completamente.


No nosso primeiro plano iríamos para o Canadá. Sairíamos após o carnaval e pegaríamos um pouco do frio, o que seria até bom para sentir o clima. Mas com todo o planejamento a ansiedade de sair logo é muito grande. Você verá que quando os planos vão se tornando mais factíveis, a vontade de embarcar só aumenta.


No nosso caso, antecipamos 3 meses e resolvemos sair no natal. O problema era que chegaríamos em Toronto com uma temperatura de -10°C e achamos que seria muito tenso para o primeiro local.


Resolvemos então fazer uma mudança geral na ordem e começar pela Austrália. O que resultou em mudar todas as peças do quebra-cabeça.


A vantagem de ter tudo na planilha é essa. Em casos de mudanças, fica muito mais fácil de se reprogramar.


Uma coisa que aprendemos é que “se reprogramar”, ser flexível é uma habilidade fundamental em uma viagem dessas.


Por isso, sempre esteja preparado para as mudanças e tenha um bom plano para que São Pedro não jogue água no seu chopp.

 

Encontre todos os posts na ordem na página principal, clique aqui


Posts Relacionados:

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page